Prograd disponibiliza manual de orientações “do ensino Remoto ao ensino Híbrido”

Manual PROGRAD – DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO

Prezados/as,

Desde 2020, devido às medidas de enfrentamento impostas pela pandemia de Covid- 19, estamos vivenciando, enquanto sociedade e comunidade acadêmica, muitos desafios. A organização do ensino remoto emergencial – um dos maiores desafios que vivenciamos de forma conjunta e solidária – levou à construção de novas alternativas metodológicas, transformando a paisagem das práticas docentes e do processo de ensino-aprendizagem e trouxe, também, uma reorganização das nossas práticas que ampliou nossas formas de estabelecer relações. Aprendemos e crescemos muito com todas elas.

As implementações dos Períodos Especiais I e II, fundamentados na premissa basilar de inclusão pedagógica, ampliaram o letramento digital de toda a nossa comunidade e nos possibilitaram conhecer e usar recursos tecnológicos que nos inspiraram, dentro das possibilidades vigentes, a qualificar nossa atuação no ensino remoto.

A implementação da Resolução nº 22/21-CEPE, outro marco desse processo, não apenas disponibilizou para a nossa comunidade um dispositivo interno para orientar a retomada do calendário acadêmico, mas também nos trouxe os recursos legais necessários para acolher o cenário fluído e instável que a pandemia de Covid-19, invariavelmente, nos impõe. A necessidade de garantir a biossegurança de nossa comunidade no processo de retomada das atividades presenciais, nesse ínterim, mantém-se como eixo norteador da Resolução.

Assim, com a finalidade de auxiliar nossa comunidade nesse processo de transição que, incontornavelmente, precisaremos enfrentar, a UFPR/ PROGRAD desenvolveu este manual. Trata-se de um espaço de partilha de informações qualificadas, com o intuito de orientar os setores, coordenações de curso, docentes e estudantes nesse momento que se apresenta, ainda, instável e bastante incerto.

Neste contexto, faz-se importante ressaltar, a UFPR/PROGRAD se coloca ao lado de toda a comunidade acadêmica, buscando construir soluções conjuntas e integradas, elaboradas em parceria com os vários órgãos da nossa universidade, mantendo-se firme na busca de construir (in)formação e confiança, mantendo os laços de solidariedade tão indispensáveis para este momento que estamos experienciando juntos.

Sigam contando com o apoio da UFPR/ PROGRAD. Fortalecidos por – e nesta – rede, faremos esta jornada se converter em um período de aprendizado e crescimento institucional.

Um forte abraço a todos/as

Prof.ª Dra. Maria Josele Bucco Coelho

Pró-reitora de Graduação e Educação Profissional UFPR

Clique aqui e acesse o MANUAL DE ORIENTAÇÕES PROGRAD/UFPR – DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO.