Procedimentos e Formulários

1 – Alteração de Cadastro Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Unidade de Atendimento da PROGRAD via email (atendimento@ufpr.br) junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial.
2 – Requerimento Geral Encaminhar para a Unidade de Atendimento da PROGRAD (atendimento@ufpr.br) ou para a Coordenação do Curso, de acordo o assunto do requerimento.
3 – Cancelamento Registro Cancelar o registro acadêmico na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Coordenação de seu Curso junto com uma cópia digitalizada do documento de identificação com foto. Arquivos: Requerimento de cancelamento de registro.pdf. Requerimento de cancelamento de registro.doc.
4 – Cancelamento de Disciplina Cancelar uma disciplina do período letivo de acordo com a Resolução nº 37/97 – CEPE, Art. 60. Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar cancelamento.
5 – Equivalência de Disciplina Solicitação efetuada por alunos ingressantes na UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio (mobilidade acadêmica). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Equivalência.
6 – Revisão de Notas Boletim de Notas e Frequencias para uso do docente que necessita alterar a nota e/ou frequência para o aluno. O formulário deve ser assinado pelo professor responsável pela disciplina e pelo Chefe do Departamento. Favor seguir as determinações da Res. nº 37/97 – CEPE, art. 105 e 107.
7 – Permanência no curso Para alunos que concluíram o curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação e pretendem obter outra habilitação no mesmo curso, cabendo apenas uma colação de grau, a qual deverá ocorrer necessariamente ao término da primeira habilitação. (Res. nº 37/97 – CEPE, art.120). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação.  Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.
8 – Termo de Opção Para alunos que optem pelo enquadramento de um currículo no curso.
 9 – Mudança de Habilitação Para alunos que desejam a troca de habilitação no curso. Preencher e entregar para a Coordenação do Curso (Res. nº 37/97 – CEPE, art.  36).
10 – Formulário Correção de Matrículas Requerimento utilizado pelas Coordenações do Curso e encaminhado à COPAP. Usado para solicitações de matrículas que ainda possuam erros de responsabilidade da Instituição, após o período de ajustes de matrículas junto a coordenação do curso. Solicitação realizada até o primeiro dia útil do último mês letivo do ano/semestre para o qual vigorará a matrícula (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 46, parágrafo único). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
11 – Trancamento de curso Para alunos que desejam trancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar trancamento.  Orientações Trancamento de Curso. 
12 – Destrancamento de Curso Para alunos que desejam destrancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar destrancamento. Orientações Destrancamento de Curso

 



Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

COPAP-Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR