Recredenciamento Institucional

Para obter o recredenciamento institucional, um procedimento avaliativo deve ser realizado pelo MEC para aferir a qualidade da infraestrutura, do ensino e dos serviços prestados pela universidade.  Trata-se de um processo regulatório e avaliativo, pois está vinculado ao desempenho da IES com base em um instrumento de avaliação padronizado, que atribuirá um Conceito Institucional (CI) que varia de 1 (pior) a 5 (melhor). Os eixos que compõem a avaliação são os seguintes: 1- planejamento e avaliação institucional (peso 10); 2 – desenvolvimento Institucional (peso 30); 3 – políticas acadêmicas (peso 10); 4 – políticas de gestão (peso 20) e 5 – infraestrutura (peso 30).

 

Como acontece?

O recredenciamento é composto por duas fases: uma de instrução e protocolo e outra de avaliação realizada por visita in loco/virtual de avaliadores do MEC-Inep. Tanto na primeira fase, quanto na segunda, o envolvimento de toda a Instituição é fundamental.

Em 2023, o protocolo para recredenciamento institucional da modalidade de educação a distância (EAD) já foi realizado e estamos na fase de preenchimento do formulário que compõe o processo avaliativo e que antecede a visita da comissão avaliadora. Na sequência, a UFPR iniciará o processo de recredenciamento da modalidade presencial. 

 

Comissão Institucional e Comissão Executiva

Para garantir os protocolos e os subsídios necessários à comissão avaliadora, a UFPR designou um Comitê Institucional e um Comitê Executivo através da Portaria UFPR nº 476, de 20 de abril de 2023. Mas a participação de toda a comunidade universitária também é fundamental para que a qualidade das políticas e práticas acadêmicas da UFPR seja reconhecida nesse processo de avaliação. Durante a fase de visita da comissão avaliadora, estão previstas entrevistas com estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos.

 

Participe! O recredenciamento institucional reconhece os resultados já alcançados e assegura a continuidade dos serviços educacionais prestados pela nossa UFPR.