Comunicados para as Coordenações de Curso

27/02/2024: Comunicado às Coordenações de Curso – Confirmação de Vaga  para Calouros 1/2024

Para acessar o comunicado, clique aqui

 

27/02/2024: Comunicado às Coordenações de Curso – Alteração de datas de ajuste de matrículas

Prezadas Coordenadoras, Prezados Coordenadores

Com vistas a adequar o calendário acadêmico dos cursos de graduação de 15 a 18 semanas da UFPR, a PROGRAD vem informar novos prazos para os seguintes eventos:

12/março: prazo final para AJUSTE DE MATRÍCULA pelas coordenações
12/março: prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula
13/março a 06/maio: período para os departamentos inativarem as TURMAS sem matrícula
13/março a 26/abril: período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral
13/março a 02/agosto: período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina anual

Esperamos com isso proporcionar às coordenações prazo adequado para o atendimento das mais variadas demandas que ocorrem em todo início de período letivo.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

 

05/05/2023: Comunicado COPAP/SGA – Matrícula dos alunos ingressantes da 4ª chamada complementar

Informamos que disponibilizamos o prazo para matrícula e solicitação de equivalência de disciplinas dos alunos ingressantes da 4ª chamada complementar:

• As coordenações de curso devem encaminhar as solicitações de matrícula via processo SEI, informando nome, GRR, disciplina e turma dos discentes.

• Os discentes já podem procurar sua coordenação de curso e dar início às aulas. As coordenações também podem consultar seus aprovados no site no Núcleo de Concursos.

Relação dos candidatos aprovados dentro das vagas disponíveis para a 4ª Chamada Complementar e que tiveram o registro acadêmico deferido

• O protocolo da solicitação de EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS pelos alunos no SIGA, deverá ocorrer até 10 dias após a efetivação do registro acadêmico (Res. 92/13-CEPE, Art. 4º a 12, IN 01/14-PROGRAD, Art. 3º a 11).

• Segue o link da UFPR Aberta com as orientações ao aluno no Bloco 1: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9

• Estudantes que ingressarem na UFPR após o prazo mínimo de frequência obrigatória e não puderem ser inseridos em turmas regulares terão seu curso trancado administrativamente, sem prejuízo da possibilidade dos demais trancamentos previstos (INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 01/16 – PROGRAD, Art. 6º). A coordenação deverá justificar o trancamento administrativo via processo SEI para a COPAP/SGA até 10 dias após a efetivação do registro acadêmico.

• Caso a opção seja pelo trancamento administrativo, orientamos que verifiquem com os ingressantes se possuem equivalências a solicitar antes do registro de trancamento.

• Os demais procedimentos devem seguir o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico – RESOLUÇÃO Nº 62/22-CEPE.

• Não haverá novas chamadas complementares neste 1º semestre 2023.

11/04/2023: Comunicado COPAP/SGA sobre a matrícula dos alunos ingressantes na Terceira chamada complementar. 

Informamos que disponibilizamos o prazo para matrícula e solicitação de equivalência de disciplinas dos alunos ingressantes na chamada complementar.

As coordenações de curso podem efetuar as matrículas até o dia 14/04/2023.

O protocolo da solicitação de EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS pelos alunos no SIGA, deverá ocorrer até 10 dias após a efetivação do registro acadêmico (Res. 92/13-CEPE, Art. 4º a 12, IN 01/14-PROGRAD, Art. 3º a 11).

Os demais procedimentos devem seguir o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico – RESOLUÇÃO Nº 62/22-CEPE. Ressaltamos que este prazo de ajuste de matrículas e de solicitação equivalência de disciplinas é exclusivo aos alunos ingressantes da terceira chamada complementar.

Contato: copap.sga@ufpr.br

 

03/04/2023: Comunicado COPAC sobre a análise da solicitação de equivalência dos estudantes

Recebemos algumas demandas das Coordenações de Curso de como proceder para analisar a solicitação de equivalência dos estudantes em disciplinas que passaram a ter extensão, sendo que a disciplina cursada na IES de origem não tem extensão.

A PROGRAD e a PROEC informam que os pedidos de equivalência para disciplinas com extensão, quando a disciplina cursada na IES de origem não tinha extensão, deverão ser indeferidos, com base no artigo 7º da Resolução 92/13-CEPE que estabelece que “Por ocasião da verificação da possibilidade de concessão da equivalência, o colegiado de curso deverá analisar a identidade entre as disciplinas, avaliar o grau de intensidade e densidade dos estudos realizados no currículo de origem, de forma a privilegiar uma perfeita integralização e consolidação do conjunto dos conhecimentos e habilidades indispensáveis à sua capacitação profissional”.

Ou seja, justifica-se a não equivalência em razão das disciplinas não terem a mesma identidade, uma vez que a carga horária de extensão altera a densidade dos estudos.

 

23/03/2023: Comunicado da COPAP em relação período de lançamento de vagas pelas Coordenações

Reforçamos que hoje, dia 23/03/2023, termina o prazo para as coordenações efetuarem o lançamento da confirmação de vaga no SIGA.

Lembrando que é de extrema importância que as coordenações efetuem a confirmação de vaga, no SIGA, dentro do prazo previsto e de acordo com a lista de assinaturas! As vagas não ocupadas serão destinadas à Chamada Complementar.

Para os calouros que assinaram a lista de confirmação, confirmar a vaga (botão verde) que alterará a situação de “Temporário – sem direito a matrícula” para “Registro Ativo”.

Para os calouros que NÃO assinaram a lista de confirmação, cancelar a vaga (botão vermelho), que lançará “Evasão – Não confirmação de vaga”.

Para realizar a confirmação de vaga no SIGA, segue tutorial: Confirmação de Vaga no SIGA

Mantenham a lista de confirmação de vaga arquivada na Coordenação do Curso para possíveis consultas.

 

23/03/2023: Comunicado SGA/COPAP sobre as matrículas em disciplinas isoladas

Lembramos que o calendário acadêmico prevê a realização de matrícula em disciplinas isoladas para pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. Considerando que o SIGA ainda não tem suporte para a realização das matrículas de forma automatizada, o procedimento nesse período letivo será da mesma forma que o semestre anterior.

No período para solicitação de matrícula em DISCIPLINA ISOLADA previsto no Calendário Acadêmico RESOLUÇÃO Nº 62/22-CEPE, o interessado deve procurar o departamento que oferta a disciplina do seu interesse e verificar a existência de vagas. Ressaltamos que as solicitações de disciplinas isoladas estão restritas às disciplinas dos cursos de 15 semanas, regidos pela RESOLUÇÃO Nº 62/22-CEPE. A secretaria do departamento deve avaliar os documentos e os requisitos para deferimento ou não da solicitação do interessado. Se atendidos os requisitos e deferida a matrícula, o departamento deverá instruir processo SEI público com os documentos que contenham dados pessoais anexados em formato PDF com nível de acesso restrito e autenticado. Os pedidos podem ser encaminhados em processo único por departamento, contendo os formulários e documentos dos interessados separados por nome, sem que seja necessário que o aluno se desloque até a COPAP para finalizar o processo de matrícula.

  1.  Os formulários devem ser devidamente preenchidos, carimbados e assinados, com atenção especial aos códigos das disciplinas e a indicação das turmas, informações fundamentais para a realização da matrícula.
  2. O aluno pode solicitar até 3 disciplinas por período (semestre/ano).
  3.  Os Departamentos não podem conceder vagas de disciplinas isoladas às disciplinas de Estágio, Monografia e Trabalho de Conclusão de Curso, bem como outras disciplinas estabelecidas pelo Colegiado de curso e constantes no Projeto Pedagógico do curso.
  4. A verificação de pré-requisitos e condições de acompanhamento da disciplina por parte do aluno é de responsabilidade da chefia dos Departamentos.
  5. Para as disciplinas isoladas, somente o chefe ou secretário do Departamento deve preencher e assinar os formulários (autorizando a vaga).

  6.  Para as disciplinas isoladas, o aluno deve apresentar, além do formulário devidamente preenchido, assinado e carimbado, cópia do documento de identificação, cópia do CPF e comprovante de conclusão do ensino médio.

  7. Lembramos que os processos devem ser públicos, mas o nível de acesso dos documentos (gerados no SEI ou externos) devem ser restritos quando possuem dados pessoais ou dados pessoais sensíveis.

  8. Para informações sobre disciplina isolada, consultar os artigos 26 a 28 da Resolução nº 37/97-CEPE.

  9. Reforçamos que os Departamentos e as Coordenações utilizem apenas o formulário atualizado que estamos enviando agora e também disponibilizado nos canais de comunicação.

  10. Pedimos a gentileza aos Departamentos disponibilizarem de forma visível seus horários de atendimento para informações necessárias e entrega dos formulários aos interessados.

Considerando que as matrículas ocorrerão na segunda e terça-feira, reforçamos que sob hipótese nenhuma será prorrogado o recebimento dos documentos para a efetivação das matrículas.

 

23/03/2023: Comunicado SGA/COPAP sobre as matrículas em disciplinas eletivas

Informamos que nos dias 27 e 28 de março estará vigente o período para solicitação de matrícula em DISCIPLINA ELETIVA (Res. 37/97-CEPE, Art. 55 a 59).

As datas pertinentes são as seguintes:

• 27/03 e 28/03 – Solicitação de matrículas pelos estudantes.

• 29/03 e 05/04 – Análise pelos Departamentos, Coordenações e COPAP.

O procedimento será feito inteiramente no SIGA: o aluno deverá solicitar matrícula e, caso a Coordenação do Curso e o Departamento responsável pela disciplina defiram o pedido, o aluno será matriculado pela COPAP.

Mas atenção: somente serão processados os pedidos que passarem pela tramitação (Departamento e Coordenação) no prazo!

Ressaltamos que as solicitações de disciplinas eletivas são restritas às disciplinas dos cursos de 15 semanas regidos pela RESOLUÇÃO Nº62/22-CEPE.

Para auxiliar a todos nesta funcionalidade, há tutoriais disponibilizados no site da UFPR Aberta por meio do link: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9

Tutorial para os estudantes – selecionar o Bloco 1 Alunos e Alunas – Como realizar matrícula em disciplinas eletivas.

Tutorial para Coordenações de Curso – selecionar o Bloco 3 – Secretarias e Coordenações de Cursos de Graduação – Como analisar as solicitações de matrícula em disciplina eletiva.

Tutorial para Departamentos – selecionar o Bloco 4 – Departamentos – Como analisar as solicitações de matrícula em disciplina eletiva.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,

COPAP/SGA

A Coordenadoria de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência/Seção de Gerenciamento Acadêmico

Contato: copap.sga@ufpr.br

 

16/03/2023: Comunicado da SGA/COPAP sobre a funcionalidade de alteração de vagas para as Coordenações de curso

Às Coordenações de Curso e Chefias de Departamento,

Informamos que do dia 17/03 até o dia 20/03 estará disponível, no SIGA, a funcionalidade de alteração de vagas para as Coordenações de curso, e assim os alunos possam fazer o ajuste on-line.

Ressaltamos que as demais alterações, ajustes e ofertas serão disponibilizadas a partir do dia 22/03 a 03/04 para os cursos de 15 semanas.

Atenciosamente, 

Equipe SGA.

Seção de Gerenciamento Acadêmico/COPAP

 

14/03/2023: Comunicado da COPAP sobre confirmação de vagas – Calouros 2023

Às coordenações de curso,

Conforme previsto no Calendário Acadêmico, entre os dias 20 e 22 de março de 2023 ocorrerá a confirmação de vaga para os Calouros ingressantes em 2023 (assinatura da lista de confirmação).

A lista de confirmação deverá ser impressa do SIGA, conforme tutorial. BLOCO 3 – Secretarias e Coordenações de Cursos de Graduação 

No dia 23/03/2023, as coordenações deverão efetuar o lançamento da confirmação de vaga no SIGA.

  •   Para os calouros que assinaram a lista de confirmação, confirmar a vaga (botão verde) que alterará a situação de “Temporário – sem direito a matrícula” para “Registro Ativo”.
  • Para os calouros que NÃO assinaram a lista de confirmação, cancelar a vaga (botão vermelho), que lançará “Evasão – Não confirmação de vaga”.

Para realizar a confirmação de vaga no SIGA, segue tutorial. Confirmação de Vaga no SIGA 

Reforçamos que é de extrema importância que as coordenações efetuem a confirmação de vaga, no SIGA, dentro do prazo previsto e de acordo com a lista de assinaturas! As vagas não ocupadas serão destinadas à Chamada Complementar.

Mantenham a lista de confirmação de vaga arquivada na Coordenação do Curso para possíveis consultas.

Quaisquer dúvidas, por gentileza, entrar em contato.

Atenciosamente,

Coordenação de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência – COPAP

 

14/03/2023: Comunicado da COSIS sobre matrícula de não calouros do PROVAR

Às coordenações de curso,

Alunos não calouros do Provar estão enfrentando dificuldades para realizar a matrícula no sistema devido a um erro de registro. Em razão dos exíguos prazos do calendário acadêmico, estamos trabalhando para que os alunos afetados solicitem as matrículas no evento “Ajuste de matrícula do Aluno” (dias 18, 19 e 20 de março). No entanto, pode ser que alguns casos excepcionais precisem ser tratados no evento de “Ajuste de matrícula da coordenação” (22 de março a 03 de abril).

Atenciosamente,

Coordenadoria de Sistemas de Informação para a Gestão Acadêmica  – COSIS/PROGRAD

 

10/03/2023: Comunicado da COPAP sobre correções de notas do 2° Semestre 2022 e Anual 2022

Aos/às docentes, coordenações de curso e chefias de departamento da UFPR,

Lembramos que as correções de notas e frequências podem ser feitas pela secretaria do Departamento diretamente no SIGA (até 60 dias findo o prazo de lançamento de notas). Assim, o prazo tem início em 08/03 até vai até 07/05.  

O link a seguir é um tutorial sobre como o Departamento pode realizar este procedimento: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9. 

Atenciosamente,
 
COPAP/Seção de Gerenciamento Acadêmico
 

09/03/2023: Comunicado da COPAP sobre o procedimento de Cancelamento de Registro Acadêmico 

Tendo em vista o grande número de solicitações de cancelamentos de registro acadêmico por conta do resultado do Vestibular e do SISU e, a tramitação dos mesmos para unidades que não realizam este procedimento, reforçamos que o Cancelamento de Registro Acadêmico, a pedido do aluno, é de responsabilidade da Seção de Ocupação de Vagas – SOCV (UFPR/R/PROGRAD/COPAP/SOCV).

Quando o processo está instruído corretamente, o prazo de efetivação do cancelamento poderá ser de 03 (três) a 05 (cinco) dias úteis (a contar do recebimento deste na caixa de entrada da SOCV), para os estudantes que já estejam cadastrados no SIGA. Por gentileza, informar o prazo aos estudantes. Quando se tratar de calouro, este só será cancelado no SIGA quando for cadastrado. Nestes casos, a efetivação poderá levará um tempo maior.

Ressaltamos que o processo de cancelamento deve ser individual.

Qualquer dúvida que o estudante possa ter sobre o processo de cancelamento, deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso.

Segue abaixo o procedimento para solicitação:

1. O estudante preenche e assina o formulário disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/copap/formularios/

2. Encaminha à coordenação, por e-mail, junto com uma cópia do documento de identificação COM FOTO, frente e verso.

3. A coordenação abre processo SEI e encaminha para a unidade SOCV – Seção de Ocupação de Vagas (UFPR/R/PROGRAD/COPAP/SOCV).

Caso haja alguma dúvida em relação ao procedimento mencionado, orientamos entrar em contato com a equipe pelo e-mail copap@ufpr.br.

 

08/03/2023: Comunicado da COSIS sobre a solicitação do email-institucional pelos calouros

A solicitação de e-mail institucional pelo calouro só será possível após confirmação de matrícula e atualização dos dados do calouro nos sistemas que viabilizam a solicitação, isso não é feito de forma automática, é necessário um prazo para essa atualização de até 72 horas após a confirmação.

Favor instruir o calouro que aguarde o prazo de três a cinco dias após a confirmação do registro acadêmico para efetuar a solicitação do e-mail na intranet.ufpr.br

 

08/03/2023: Comunicado da COPAP sobre o ajuste de matrícula da coordenação

O evento de ajuste de matrícula da coordenação, agendado para os dias 17 de março e 21 de julho, no calendário acadêmico para 15 semanas, não poderá ocorrer.

Após análise e testes pela área de desenvolvimento, observou-se que a ocorrência deste evento, entre a matrícula do aluno e o ajuste online, pode “quebrar” regras de validação de vagas e prioridades configuradas no SIGA.

Sendo assim, esse evento ocorrerá somente após o processamento do ajuste online dos discentes.

Desde já agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

 

18/01/2023: Comunicado da COPAP sobre procedimento de cancelamento de registro acadêmico a pedido do aluno

Tendo em vista o momento de resultados de vestibular e a demanda por cancelamento de registro acadêmico, informamos para conhecimento geral que o procedimento de solicitação de cancelamento de registro acadêmico a pedido do aluno (alunos que já estejam em situação de Registro Ativo e com Matrícula) é o seguinte:

  1. O estudante preenche e assina o formulário disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/copap/wp-content/uploads/sites/2/2021/09/Requerimento-de-cancelamento-de-registro-1.pdf);
  2. Encaminha à coordenação, por e-mail junto com uma cópia do documento de identificação COM FOTO, frente e verso.
  3. A coordenação abre processo SEI e encaminha para a unidade SOCV – Seção de Ocupação de Vagas (UFPR/R/PROGRAD/COPAP/SOCV).

Caso haja alguma dúvida em relação ao procedimento mencionado, orientamos entrar em contato com a equipe pelo e-mail copap@ufpr.br.

21/12/2022: Comunicado COPAP – Oferta de turmas semestrais em cursos anuais

Na oferta de turmas pelas Coordenações, para turmas SEMESTRAIS de cursos ANUAIS, a turma deve ser ofertada para o período semestral, na opção “Período de oferta”. Isso vai garantir que a turma siga os eventos semestrais do  calendário acadêmico, como o cancelamento de disciplinas, evitando conflito de datas.

Atenciosamente, 

COPAP (Coordenação de Procedimentos Acadêmicos e Permanência)

21/12/2022: Comunicado – Prof. Dr. Júlio Gomes é o novo Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR

A PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional) informa que o Prof. Dr. Júlio Gomes, até então Pró-reitor em exercício, assume definitivamente, a partir de agora, as funções de Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR.

Atenciosamente,
Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR

Comunicado da COPAP sobre lançamento das ATIVIDADES FORMATIVAS do 2º semestre de 2022:

Às Coordenações de Curso,

Iniciou ontem (5) o prazo para lançamento das ATIVIDADES FORMATIVAS do 2º semestre de 2022, vigente até o dia 07 de Março de 2023.

Solicitamos especial atenção com os discentes que integralizaram todas as disciplinas da matriz curricular em 2022/2, quanto à obrigatoriedade de apresentarem as atividades formativas no prazo regulamentar para que as coordenações possam proceder nos encaminhamentos e atribuição aos docentes membros da Comissão de validação de Atividades Formativas e de Extensão – CAFE, para análise e parecer.

Ressaltamos que não haverá outro prazo além do estabelecido no calendário acadêmico.

Permanecemos à disposição nos canais de atendimento teams e e-mail.

Contato: copap.sga@ufpr.br

COPAP/Seção de Gerenciamento Acadêmico

Comunicado Pró-reitor em exercício:

Às Direções de Setor, Coordenações de Curso e Chefias de Departamento da UFPR,

A PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional) informa que no período de afastamento da Profa. Dra. Maria Josele Bucco Coelho assume a função de Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR em exercício o Prof. Dr. Júlio Gomes, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria UFPR no 1.268, de 26 de outubro de 2022, publicada no DOU em 27/10/2022, na seção II, página 78.

Atenciosamente,

Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR

Comunicado da COPAP  à s Coordenações de Curso sobre destrancamento 2022:

O Destrancamento – 2º semestre é direcionado aos alunos que possuem trancamento do 1º ao 2º semestre 2022 e desejam destrancar o 2º semestre agora. Para os alunos que possuem trancamento vigente até o final do 1º semestre, o destrancamento é automático, não necessitando nenhuma ação do aluno.

Comunicado da PROGRAD sobre novas instruções acerca de processos SEI com tramitação de documentos que precisam ser inseridos como restritos no sistema:

Comunicado PROGRAD

Comunicado da COPAP sobre orientações gerais referente ao calendário acadêmico 2022/1:

Comunicado COPAP

Comunicado da COPAP sobre oferta de disciplinas de estágio – 2022:

Comunicado COPAP

Modelo (Template) PRIC 2021/2:

Plano de Recuperação de Integralização Curricular 2021/2