Andifes divulga ‘caderno’ em defesa do papel das universidades federais no desenvolvimento do país

“Temos vivido dias de debate intenso na sociedade sobre o papel das universidades federais públicas e gratuitas no cumprimento das missões de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem. Nessa conjuntura de cortes e contingenciamentos orçamentários, o debate sobre o financiamento volta à pauta. Por isso, apresentamos o caderno Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira“, afirma documento da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior –  divulgado nesta terça-feira(28), que apresenta um diagnóstico crítico das medidas do atual governo em relação à política financiamento das universidades federais, com um crescente risco à autonomia universitária e aos compromissos previstos no PNE.

Andifes_folder-para-destaque-SITES-E-REDES-SOCIAS-530x237 (1)

O material sintetiza o pensamento dos dirigentes das universidades federais sobre o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais e ressalta as contribuições das 63 universidades federais, e seus 328 campi, ao desenvolvimento econômico e social do país, “assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no PNE (Plano Nacional de Educação)”.

O Caderno reafirma o papel desempenhado pelas universidades federais na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Para a entidade, trata-se de uma ação permanente em defesa das universidades públicas federais ameaçadas pelos seguidos cortes orçamentários e o crescente quadro de estrangulamento financeiro que compromete a qualidade do ensino nas instituições.

Faça o download do arquivo em pdf aqui.