UFPR define calendário letivo de 2022 e anuncia Semestre Zero com disciplinas introdutórias para calouros

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR definiu na última semana o calendário acadêmico para o ano letivo de 2022. As aulas do primeiro semestre letivo começam no dia 6 de junho, exceto para o curso de Medicina, que inicia o semestre no dia 25 de julho. Para os calouros e calouras aprovadas no último vestibular e no SiSU 2022, a universidade ofertará o Semestre Zero, um conjunto de disciplinas introdutórias, com aulas remotas entre os dias 11 de abril e 20 de maio.

Para os cursos que iniciarão as aulas em 6 de junho, o primeiro semestre letivo será encerrado no dia 17 de setembro. O segundo semestre começa no dia 17 de outubro e vai até 25 de fevereiro de 2023, com recesso no período de 26 de dezembro e 14 de janeiro. As macrodatas do calendário acadêmico dos cursos de 15 e 18 semanas foram definidas pela Resolução nº 04/22 – CEPE.

Para os alunos de Medicina, o primeiro semestre vai de 25 de julho a 26 de novembro. As aulas do segundo semestre começam no dia 16 de janeiro de 2023 e vão até 20 de maio. As macrodatas do calendário acadêmico de Medicina foram definidas pela Resolução nº 05/22 – CEPE.

As datas foram definidas considerando, entre outros aspectos, a necessidade de adequar o calendário acadêmico da UFPR e o cronograma do vestibular ao calendário civil. Os calendários acadêmico e civil ficaram em descompasso por causa da pandemia de Covid-19, mas a intenção é que em 2023 a universidade retome a normalidade, seguindo os padrões anteriores à pandemia.

Semestre Zero

Aproveitando este momento de transição pós-pandemia, a UFPR lança o Semestre Zero, que será executado antes do início do calendário letivo. Trata-se da oferta, para os calouros e calouras aprovados no Vestibular 2021/22 e via SiSU, de quatro disciplinas consideradas básicas para o período de ingresso na universidade: Produção de Textos Acadêmicos em Língua Portuguesa, Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa, Direitos Humanos – diálogos transversais e Ideias Fundamentais da Matemática e Estatística. Esta última será ofertada apenas para calouros de cursos cujo currículo inclui disciplinas ligadas a essa área.

“É um projeto piloto, uma experiência pedagógica e de inclusão que concebemos para acolher e preparar nossos calouros e calouras, de forma que aproveitem melhor o que a UFPR lhes oferece”, afirma o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Cada disciplina terá 30 horas, distribuídas em cinco aulas síncronas (ou seja, ao vivo). As aulas serão ministradas de forma remota, por professores das respectivas áreas, por meio do YouTube, e ficarão gravadas na plataforma UFPR Virtual. Todo o material terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além da gravação das aulas síncronas, o material didático inclui slides, videoaulas interativas e material de estudo complementar. Nos dias seguintes às aulas síncronas, os alunos também poderão contar com mediação pedagógica para esclarecimento de dúvidas, em horários previamente definidos.

Os alunos não precisarão se inscrever para o Semestre Zero. A inscrição será feita automaticamente pelo sistema Siga. Nesta edição, serão atendidos os calouros aprovados na primeira chamada do vestibular e do SiSU, incluindo os alunos aprovados para o segundo semestre de 2022. Para os aprovados nas chamadas complementares de 2022 (prevista para o dia 20 de abril), as disciplinas do Semestre Zero serão ofertadas no segundo semestre deste ano.

A UFPR disponibilizará notebooks para empréstimo a alunos cotistas que necessitem. As normas para empréstimo serão detalhadas em edital a ser lançado em breve pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD).

As disciplinas do Semestre Zero poderão constar no histórico dos alunos como optativas ou como enriquecimento curricular, a depender como os cursos queiram incorporá-las. No entanto, é preciso reforçar, esse tema ainda será objeto de discussão no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Para mais informações e dúvidas mais frequentes sobre o Semestre Zero, acesse o FAQ em http://www.prograd.ufpr.br/portal/blog/informativo/duvidas-mais-frequentes-sobre-o-semestre-zero/.

Fonte: SUCOM e Comunicação PROGRAD

Foto: Marcos Solivan