Comunicado aos calouros UFPR sobre o Semestre Zero

Aluno(a) UFPR, bem-vindo(a)!

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR definiu na última semana o calendário acadêmico para o ano letivo de 2022. Para os ingressantes, a Universidade ofertará o Semestre Zero, um conjunto de disciplinas introdutórias, com aulas assíncronas e síncronas (as aulas ocorrem em tempo real e você acompanha remotamente) entre os dias 11 de abril e 20 de maio.

Este é um momento de transição pós-pandemia e o Semestre Zero será executado antes do início do calendário letivo. Trata-se da oferta de quatro disciplinas que podem contribuir de forma importante para sua formação: Produção de Textos Acadêmicos em Língua Portuguesa, Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa, Direitos Humanos – diálogos transversais e Ideias Fundamentais da Matemática e Estatística. Esta últimaserá ofertada apenas para alunos de cursos cujo currículo inclui tais perspectivas.

Cada disciplina terá uma carga de 30 horas semanais, distribuídas em cinco aulas síncronas, ou seja, ao vivo. As aulas serão ministradas de forma remota, por professores das respectivas áreas, por meio de um canal do YouTube e ficarão gravadas na plataforma UFPR Virtual. Todos os encontros síncronos ficarão gravados e você poderá acessá-los posteriormente na UFPR Virtual. Nesse formato, você poderá interagir com os professores e esclarecer suas dúvidas. Todo o material terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além da gravação das aulas síncronas, o material didático inclui slides, videoaulas interativas e material de estudo complementar que ficarão disponibilizados na plataforma UFPR Virtual. Nos dias seguintes às aulas síncronas, vocês também poderão contar com mediação pedagógica para esclarecimento de dúvidas, em horários previamente definidos.

Sobre a UFPR Virtual, você já deve ter recebido em seu e-mail a senha inicial para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Verifique na caixa de Spam ou e-mails promocionais, caso não tenha encontrado. O login na UFPR Virtual é o seu CPF, sem pontos e sem traço (somente com os números). Caso tenha problemas com a senha, clique, na capa do site, em “Esqueci a senha”. Caso o problema de acesso persista, entre em contato pelo “Suporte ao Usuário” da UFPR Virtual (apenas para questões de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem).

Você não precisa se inscrever para o Semestre Zero. A inscrição será feita automaticamente pelas equipes da UFPR. Os procedimentos para acesso às aulas e as formas de acesso aos materiais e plataformas serão disponibilizados em breve (até dia 08/04/2022). Fique tranquilo e acompanhe todas as informações que serão enviadas em seu e-mail e estarão disponíveis nos sites oficiais da UFPR.

A UFPR disponibilizará notebooks para empréstimo a alunos cotistas que necessitem. As normas para empréstimo serão detalhadas em edital a ser lançado em breve pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD).

Para mais informações e dúvidas mais frequentes, acesse o FAQ em http://www.prograd.ufpr.br/portal/blog/informativo/duvidas-mais-frequentes-sobre-o-semestre-zero/.

Sejam bem-vindos e bem-vindas à nossa UFPR!

#orgulhodeserUFPR