Nova ferramenta do SIGA facilita o trabalho das coordenações de curso para a retomada do calendário acadêmico

A suspensão do calendário acadêmico de 2020 e a continuidade do ensino através do ensino remoto emergencial trouxeram desafios para as coordenações de curso, e geraram novas demandas para o SIGA. Diante disso, a equipe da Coordenadoria de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica – COSIS desenvolveu uma nova ferramenta “Indicadores Acadêmicos” que permite analisar a situação acadêmica dos discentes e projetar a demanda por vagas e disciplinas na retomada do calendário acadêmico, que está em discussão.

Além disso, essa ferramenta também continuará disponível no futuro, quando a UFPR retornar ao período regular.

Confira abaixo,  o comunicado enviado às coordenações de curso, com orientações sobre o uso da nova ferramenta.

Prezadas coordenadoras e coordenadores de curso,

Como parte das ações visando auxiliar no processo de retomada do calendário acadêmico, oferta de turmas e integralização curricular das alunas e alunos de graduação, está disponível no SIGA um novo menu “Indicadores Acadêmicos”. Nele disponibilizamos dados consolidados de disciplinas, ofertas e integralização curricular para auxiliar na tomada de decisão das coordenações. De forma sucinta, estão disponíveis:

– Análise de demanda de disciplinas, com quantitativo de discentes que requerem oferta de disciplinas específicas do curso;
– Análise de ofertas, com quantitativo de discentes em diferentes situações, como matrícula, cancelamentos e reprovações. Estão disponíveis também análises relacionadas a dificuldades acadêmicas e de discentes com disciplinas já vencidas no período especial que permanecem com matrículas ativas em 2020/1;
– Análise de integralização, em que se demonstra a situação de discentes do curso em termos de carga horária integralizada.

Todas as análises podem ser realizadas partindo do ano de ingresso das alunas e alunos.

Esperamos que essa ferramenta possa auxiliá-las e auxiliá-los neste momento desafiador de retomada do calendário e de acompanhamento de tantos discentes que precisam da universidade atuante no direcionamento de sua vida acadêmica.

Em caso de dúvidas sobre as informações dos gráficos, um tutorial está disponível no curso Conheça o SIGA! na UFPR Aberta: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=912. Permanecemos à disposição, também, por meio da Equipe do Teams Usuários SIGA Graduação; ou via chamado no SIGA.

Atenciosamente,
Equipe PROGRAD