Maioria dos cursos avaliados no Enade 2018 alcançam nota máxima na UFPR

Resultados do Enade 2018 confirmam excelência da UFPR no ensino de graduação

Nesta sexta-feira (04) o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Enade 2018 que confirmam mais uma vez  a excelência da UFPR nos seus cursos de graduação. Dos 17 cursos avaliados neste ciclo do Enade, 09 cursos da UFPR tiraram a nota máxima 5 (a escala de avaliação vai de 1 a 5). Outros 02 cursos obtiveram a nota 4, o que os coloca em um patamar muito bom de qualidade. Quatro cursos tiraram nota 03 e apenas um tirou nota 2.

O Enade é um exame realizado com os alunos concluintes dos cursos de graduação,  composto de questões baseadas nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso e também contém questões sobre a realidade brasileira e mundial. Confira abaixo o quadro com o resumo dos resultados obtidos pela UFPR no ciclo do Enade 2018:

Destaques

Os três cursos que haviam tirado nota máxima (5) no Enade 2015 mantiveram em 2018 sua nota máxima. São eles: Administração (matutino), Administração (noturno) e Tecnologia em Gestão da Qualidade (noturno).

Outros três cursos que haviam tirado nota 4 na edição do Enade de 2015 subiram agora para a nota 5, alcançando o patamar de excelência no desempenho dos estudantes. São eles: Design gráfico (integral), Direito (matutino) e Turismo (noturno). Outro curso que apresentou uma melhora significativa do resultado foi o curso de Gestão Pública que saltou da nota 3 para a nota máxima 5 de 2015 para 2018.

Dois dos cursos estreantes no Enade 2018 foram os de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Estes cursos são resultado do desmembramento do antigo curso de Comunicação Social da UFPR que está em extinção. No primeiro Enade destes dois cursos o resultado não poderia ter sido melhor, já que os dois cursos obtiveram nota máxima 5 no Enade.

Os cursos de Design de Produto (matutino) e Direito (noturno), por sua vez, mantiveram a avaliação do Enade passado (nota 4) o que é um desempenho muito bom doa estudantes na prova.

Os demais cursos CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Matutino), CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Noturno), PSICOLOGIA (Integral) e CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Noturno) obtiveram um conceito satisfatório, o que os credencia a manterem seu funcionamento regular.

Dos 17 cursos avaliados, 14 haviam participado da edição anterior do Enade (2015) e obtiveram à época uma média geral de 3,93 pontos em uma escala que vai de 1 a 5. No Enade de 2018, com os mesmos 14 cursos participando e mais 03 estreantes,   a média geral subiu para 4,12, mostrando que, no geral, os cursos da UFPR, que já eram bem avaliados, passaram por melhorias que levaram à melhora geral do desempenhos dos estudantes de 2015 para 2018, confira o edital completo aqui.

Mais informações sobre os resultados do Enade 2018 podem ser obtidas com o Procurador Educacional Institucional da UFPR, Edmar Macedo, pelo telefone (41) 3310-2651.