Universidade Aberta do Brasil lança edital para a proposição de novos cursos na modalidade EaD; prazo até 02 de março

Está aberto o prazo para proposição de novos cursos ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) com vistas a posterior submissão em editais de articulação de cursos. São considerados como novos, os cursos nunca ofertados no âmbito da UAB pelas instituições públicas de ensino superior, contemplando bacharelado, primeira licenciatura, segunda licenciatura, tecnólogo, especialização ou complementação pedagógica. Na UFPR, o Programa UAB tem sua gestão realizada pela Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) / Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

universidade aberta do brasil, inscricoes abertas. ft celso pacheco folha de londrina 05/10/2016 valeria duarte, coordenadora.

Novos cursos

A UAB – Universidade Aberta do Brasil – está recebendo proposições de novos cursos para serem ofertados na modalidade EaD. Trata-se de um programa mantido pela Capes desde 2006 que objetiva ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior.

A operacionalização das ofertas ocorre por meio de concessão de bolsas para coordenadores, professores e tutores. Além disso, o programa oferece diárias e passagens para garantir o deslocamento até os polos de apoio presencial que são geridos pelas prefeituras locais.

Neste momento, está aberta a possibilidade de proposição de cursos de graduação (bacharelado e 1ª licenciatura), segunda licenciatura, tecnólogos, complementação pedagógica e especialização (ver documento anexo).

Neste sentido, é necessária a mais ampla divulgação do edital entre os docentes, núcleos de investigação e pesquisa de seu curso.

Os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) pelo ramal 2657 ou pelo email  cipead@ufpr.br – inserir no assunto: Novos cursos UAB.

Quais são os valores de bolsa?

bolsa coordenador – R$ 1400,00

bolsa professor – R$ 1300,00

bolsa tutor: R$ 765,00

Como é feita a distribuição de bolsas para tutoria?

graduação: a cada 18 alunos – 1 bolsa/tutor

especialização: a cada 25 alunos – 1 bolsa/tutor

O curso é totalmente EaD?

Não. São previstos encontros presenciais nos polos de apoio para atividades e avaliação. A carga horária mínima presencial é 20%.

Em que cidades o curso pode ser ofertado?

A UAB conta com 60 polos no Paraná que são mantidos pelas prefeituras locais. Quando aprovada a oferta, há um processo de escolha/distribuição dos cursos entre os polos pelas IES paranaenses. Esse processo é articulado pelo Fórum dos coordenadores UAB/PR.

Qual o prazo para envio de proposição de ofertas de cursos de especialização?

O prazo para envio para a Capes é 02 de março. Portanto, é necessário entrar em contato com a CIPEAD e organizar os documentos para envio com antecedência.

Que documentos são necessários encaminhar nesse momento?

Para os cursos de especialização, faz-se necessário encaminhar um ofício manifestando interesse em cadastrar o curso no Programa + ata de aprovação no colegiado.

O envio da proposição de novo curso garante a oferta?

Não. Nesse momento, a UAB receberá apenas as intenções de oferta. Em seguida, será publicado um edital de articulação para envio da proposta de adesão.

É possível fazer a proposição de outros cursos (graduação, 2ª licenciatura, complementação pedagógica, tecnólogo)?

Sim. No entanto, há necessidade de envio da resolução de aprovação do curso em instância máxima da UFPR. Como os prazos são muito exíguos, a CIPEAD fica a disposição para pensar estratégias, pois haverá mais uma chamada no segundo semestre.

Onde posso obter mais informações?

Na CIPEAD – pelo ramal 2737 ou pelo email cipead@ufpr.br

Confira também…