A UFPR (Universidade Federal do Paraná) revalidou o diploma de graduação de 70 pessoas refugiadas e migrantes que vivem no Brasil. Dentre os beneficiados, venezuelanos, sírios, cubanos e haitianos de diversos cursos de ensino superior tiveram seus diplomas revalidados pela universidade.
Desde setembro de 2013, a UFPR integra a CSVM (Cátedra Sérgio Vieira de Mello), inciativa da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), que tem o objetivo de promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio.
A CSVM da universidade participa integralmente do processo de revalidação de diplomas das pessoas refugiadas, oferecendo total apoio tanto ao refugiado que se inscreve no processo com orientações sobre a documentação necessária, quanto os servidores e diretorias específicas que atuam na revalidação de diplomas.
Atualmente, a CSVM conta com 38 universidades participantes. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao Direito Internacional dos Refugiados, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes na temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos de extensão também é definido como uma grande prioridade, assim como processo de ingresso e reingresso nas universidades por meio de editais específicos.
Fonte: Agência da ONU para Refugiados
Redes Sociais