UFPR disponibiliza vagas remanescentes para o ano de 2015

A Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes da Pró-reitoria de Graduação está ofertando agora vagas para Reintegração de Ex-aluno, Aproveitamento de Curso Superior e Complementação de Estudos. As vagas disponíveis incluem três modalidades do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) para o ano letivo de 2015: Reintegração de Ex-alunos, Complementação de Estudos e Aproveitamento de Curso Superior.

Para se candidatar às vagas em qualquer uma das modalidades, o candidato não pode ter obtido o benefício de vaga remanescente, em qualquer uma das modalidades, em qualquer época, indepentemente da forma de ingresso na UFPR, pois o benefício de vaga do Provar só é concedido a qualquer pessoa uma única vez. As inscrições devem ser feitas no período de 10 a 24 de novembro, exclusivamente pelo site www.provar.ufpr.br.

Há taxa de inscrição, com valores diferenciados, de R$ 80,00 para Reintegração de ex-aluno e de R$ 160,00 para Aproveitamento de Curso Superior ou para Complementação de Estudos. O pagamento deve ser impreterivelmente até as 16 horas do dia 24 de novembro.

As condições para inscrição em cada modalidade são as seguintes:

Reintegração de Ex-aluno – destinada para aqueles que queiram retornar a UFPR. É necessário comprovar que foi aluno no mesmo curso, habilitação, campus e turno para o qual pleiteia a vaga; ter registro ativo no curso há menos de cinco anos ou, caso evadido há mais de cinco anos, de que concluiu carga igual ou superior a 50% da carga exigida para conclusão do curso; que o cancelamento do registro acadêmico deu-se exclusivamente por abandono ou a pedido. Também não pode ter sido jubilado do curso no registro considerado para o reingresso; e que seja possível integralizar o curso no prazo.

Complementação de Estudos – As vagas remanescentes destinadas nessa modalidade são para aqueles que pretendem outra habilitação no curso em que colaram grau. Um e exemplo é para quem fez Licenciatura e pretende fazer Bacharelado ou vice-versa. O candidato deverá comprovar que é graduado por instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira; tem diploma registrado ou, para o caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado; e que colou grau, na UFPR ou em outra Instituição de Ensino Superior, em outra habilitação do mesmo curso para o qual pleiteia a vaga.

Aproveitamento de Curso Superior – aqueles que coloram grau há pelo menos dois anos, ou seja, antes de 10 de novembro de 2012, podem concorrer às vagas na modalidade de Aproveitamento de Curso Superior. Diferente da Complementação de Estudos, pois nesse caso o curso deve ser diferente do que pretende concorrer pela vaga. Também é exigido ter diploma registrado ou, para o caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado.

Atenção para os dias de entrega de documentos – São três editais, uma para cada modalidade. Para qualquer uma das modalidades é exigida a apresentação e entrega de documentos na Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes da Pró-Reitoria de Graduação (Praça Santos Andrade, 50, térreo), conforme dias e horários estabelecidos em cada edital. Editais 07/2014 (Reintegração de ex-aluno), 08/2014 (Complementação de Estudos) e 09/2014 (Aproveitamento de Curso Superior). Os editais completos podem ser acessados em www.provar.ufpr.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3310-2682.