Os primeiros 120 dias da nova gestão da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional – PROGRAP (antiga PROGRAD) foram marcados por um trabalho intenso e colaborativo, guiado pelo compromisso de construir uma UFPR mais democrática, acolhedora, inovadora, engajada, simples, coletiva e inteligente.
Sob a liderança da Pró-Reitora Profª Dra. Andrea do Rocio Caldas, a PROGRAP tem adotado uma gestão pautada no diálogo, no debate e na tomada de decisões fundamentadas em dados e experiência. Com uma equipe plural e multidisciplinar, a Pró-Reitoria avança em meio às demandas cotidianas e acompanha o início do calendário acadêmico de 2025 com iniciativas estratégicas que fortalecem a graduação e a educação profissional na UFPR.
Nossos primeiros passos já foram dados. Confira!
- Construção coletiva do planejamento estratégico da PROGRAP;
- Utilização experimental da Plataforma Participa UFPR para revisão da Resolução 37/97 – CEPE;
- Abertura de diálogo com as representações estudantis e com os Cursos de Graduação (coordenadoras, coordenadores, secretárias e secretários) para revisão de processos e tomada de decisões,
- Reuniões com os campi e setores do interior;
- Publicação do Manual de Estudante UFPR;
- Fortalecimento das iniciativas PIBID;
- Participação na organização da Nova Feira de Cursos e Profissões da UFPR;
- Papel de mediação entre as necessidades da comunidade acadêmica e a gestão da UFPR em tudo que envolve a graduação e a educação profissional;
- Presidência da Comissão de Combate à Evasão e Baixa Demanda;
- Diálogo com as administrações municipais para consolidação da relação universidade-escola;
- Construção de processos mais simplificados de ingresso e diplomação para pessoas migrantes refugiadas;
- Realização da primeira reunião da PROGRAP com os cursos de graduação e educação profissional, reunindo 93 participantes presenciais e mais de 100 online de todos os campi da UFPR;
- Participação na organização do I Seminário de Combate à Evasão na UFPR.
Nas coordenadorias, que passaram por um processo de reestruturação, o trabalho também vem sendo executado com foco no aperfeiçoamento de processos e projetos. No Núcleo de Concursos (NC), sob a coordenação do Prof. Dr. Marco Randi, foram adotadas diversas medidas para otimizar recursos e aumentar a eficiência. Destacam-se a revisão de gastos — com corte de bolsas e reavaliação dos serviços de colaboradores —, a racionalização do uso de materiais, como a retirada planejada de impressoras e o cancelamento da compra de móveis e itens de decoração, além de estudos para redução de custos em processos seletivos e concursos. Na área de infraestrutura digital, suspendeu-se a migração para uma nuvem privada, optando-se por um acordo com a AGTIC para backup e compartilhamento de servidores. Também foi implantado um modelo de gestão coletiva, ampliando a participação das coordenações de grupos e fortalecendo uma dinâmica mais colaborativa e transparente.
Além das ações internas, o Núcleo de Concursos (NC) também avançou em outras frentes.
Processo seletivo vestibular
- Alteração no momento de análise de documentação para cotistas de renda, evitando a eliminação de pessoas aprovadas no processo que não conseguem comprovar baixa renda (essas pessoas ainda concorrerão, mas na ampla concorrência), aumentando a ocupação de vagas;
- Estratégias de estímulo a pessoas de baixa renda se inscreverem no CADÚNICO do governo federal, para facilitar a análise de documentação e aumentar a possibilidade de ocupação de vagas por cotas;
- Estratégia de divulgação do vestibular com foco na informação de gratuidade da UFPR;
- Facilitação da solicitação de atendimento especializado (videoprova em libras, NVDA – leitura de prova automatizada), com perspectiva de aumento na ocupação de vagas;
- Estudos para eliminação da segunda fase, aumentando a ocupação de vagas e otimizando recursos;
- Êxito na realização de todos os procedimentos do processo seletivo e dos outros processos de ocupação de vagas na UFPR (Sisu e PSS Enem) que já estavam em andamento quando assumiu a nova gestão.
Reaproximação do NC com a UFPR
- FUNPAR – Estreitamento das relações, com aproximação maior com a FUNPAR e estabelecimento de estratégias para aumentar a captação de recursos pelos serviços prestados pelo NC;
- PROGEPE – Definição do edital de concursos para contratação de servidores;
- PROPG – Orientações sobre criação de normatização sobre cotas nos processos seletivos de pós-graduação;
- AUI e Cátedra Sérgio Vieira de Melo – Reuniões para reorientação dos processos envolvendo migrantes e refugiados;
- PROPLAD – Alinhamento de estratégias de compartilhamento de dados e servidores para criação de redundância de informações;
- PROAFE – Alinhamento para recepção das pessoas ingressantes na UFPR (banho de lama); discussão sobre mudanças no vestibular de ingresso de indígenas;
- P4E – Encontro com casas de moradia de estudantes (CELU, CEU etc.) para alinhamento de novas estratégias de oferta de moradia estudantil;
- SUCOM – Alinhamento das estratégias de comunicação entre o grupo de comunicação do NC e a SUCOM;
- CERIMONIAL + PROAFE – Alinhamento e avaliação sobre o evento banho de lama;
- GABINETE REITORIA – Estratégias para a feira de cursos e profissões (Universo UFPR);
- Participação do NC na comissão de trabalho de combate à baixa procura e evasão.
Ações externas à UFPR
- Prospecção de novas parcerias para realização de concursos e processos seletivos, em sintonia com a estratégia da FUNPAR;
- Prefeitura Municipal de Curitiba
- Prefeitura Municipal de Palotina
- Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré
- Aproximação, com parceria NC/FUNPAR, de consórcios de prefeituras do Paraná (ex.: COMESP), facilitando a organização e realização de concursos públicos.
Com foco na melhoria dos processos acadêmicos e no fortalecimento das políticas de permanência estudantil, a Coordenadoria de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência (COPAP), coordenada pelo servidor técnico administrativo em educação Evaldo Amaral, buscou aprimorar a experiência dos estudantes e a eficiência administrativa da Universidade. Entre as principais iniciativas da COPAP, destacam-se:
- Participação ativa na comissão de planejamento estratégico da PROGRAP, com foco na análise de viabilidade da permanência estudantil e na formulação de estratégias para reduzir os índices de evasão;
- Adequação nas prioridades das matrículas, com a correção de um dos itens no algoritmo de priorização das matrículas, que anteriormente gerava prejuízos a alguns discentes periodizados;
- Estudo para readequação do processo de colação de grau visando reduzir a burocracia e garantir um processo mais ágil e acessível;
- Reforço na colaboração com a equipe de desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), na AGTIC, priorizando demandas fundamentais para o funcionamento da coordenadoria;
- Reformulação da comunicação da COPAP com as secretarias das coordenações de curso, otimizando o fluxo de informações para assegurar mais eficiência e assertividade na resolução de demandas acadêmicas;
- Planejamento de treinamentos contínuos, alinhados ao calendário acadêmico, para proporcionar atualizações regulares e mais segurança na execução das atividades acadêmico-administrativas dentro da UFPR.
A Coordenação de Projetos Pedagógicos e Análise Curricular (COPPAC), antiga COPAC, sob a coordenação da servidora técnica administrativa Madlaine Celia Schreiber, também implementou um conjunto de medidas visando adaptar e atualizar normativas, apoiar as coordenações de cursos e fortalecer o ensino superior na UFPR. Em busca da melhoria contínua no âmbito acadêmico, foram realizadas as seguintes ações:
- Colaboração com a SEaDIP na Revisão das Normativas da EaD, com a atualização de resoluções nos cursos de graduação da UFPR, visando adequar as normativas às necessidades institucionais e às diretrizes vigentes, garantindo a continuidade e a qualidade da EaD na universidade;
- Participação no Edital da PROGEPE para a oferta do curso “Projeto Pedagógico de Ação de Desenvolvimento”, ministrado pela servidora técnica administrativa Letícia Mara de Meira, para aprofundar o conhecimento sobre os principais aspectos conceituais e práticos da organização curricular no ensino superior;
- Diálogo com Coordenações de cursos de Licenciatura sobre a implementação da Resolução 04/24-CNE/CP, visando adequar as matrizes curriculares às novas diretrizes para a formação de professores da Educação Básica, garantindo qualidade e conformidade com as exigências do MEC;
- Estudo da Resolução 04/24-CNE/CP com o objetivo de subsidiar e orientar os cursos de licenciatura, facilitando a adaptação curricular necessária e garantindo a conformidade com as diretrizes nacionais;
- Revisão da Proposta de Alteração da Resolução 30/90-CEPE com foco na modernização e adequação das normativas institucionais às novas demandas do ensino de graduação;
- Estudo da proposta da Integralização da Extensão nos Currículos de Graduação, buscando otimizar a integração entre as atividades de extensão e os projetos pedagógicos dos cursos;
- Reuniões com a equipe da AGTIC para aprimorar os procedimentos de cadastro de informações no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA);
- Estudo para a proposta de um Guia de Orientação para Elaboração e Reformulação Curricular, para apoiar a elaboração e a reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs);
- Encaminhamento ao CEPE da nova resolução do PROVAR.
A transformação da UNIRAI (Unidade de Regulação e Avaliação Institucional), anteriormente vinculada à COPAE, em uma coordenadoria diretamente ligada à PROGRAP, representou um marco importante, que contou com a inclusão de novos servidores e a adaptação às novas funções atribuídas à Coordenadoria de Indicadores e Avaliação Institucional (CIAI).
A nova coordenadoria, sob a chefia da Profª Palmira Sevegnani, objetiva apoiar as coordenações de curso em assuntos relacionados às avaliações, autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento e extinção de cursos, bem como acompanhar o processo de recredenciamento institucional, tanto presencial quanto para a modalidade EaD. Além disso, é responsável por manter atualizadas as informações de cursos, coordenadores e docentes no sistema e-MEC e no SIGA, assim como auxiliar na organização e gestão do ENADE.
Nesses 120 dias, focados na reestruturação e otimização dos processos de avaliação institucional e acompanhamento dos cursos da UFPR, foram realizadas as seguintes iniciativas:
- Reorganização da nova coordenadoria, distribuição das atividades entre os novos servidores e criação do e-mail institucional;
- Participação em reunião da PROGRAP para desenvolvimento do planejamento estratégico da nova gestão e elaboração das metas da CIAI para a nova gestão;
- Verificação diária do sistema e-MEC para acompanhamento dos eventos relacionados à renovação de reconhecimento de curso;
- Elaboração de materiais e participação em reuniões com diferentes coordenações de curso que possuem avaliação do MEC agendada para o primeiro quadrimestre de 2025;
- Atendimento às coordenações para auxiliar na elaboração de pastas e separação de materiais para as visitas agendadas pelo MEC;
- Agendamento de reunião com as coordenações dos cursos que participarão do novo ENADE das licenciaturas, para orientação e esclarecimento de dúvidas;
- Atendimento às coordenações para resolver questões relacionadas à atualização da situação do ENADE, de histórico escolar de discentes que irão colar grau;
- Correção dos dados do ENADE, por meio do SIGA, para discentes de diversos cursos com situação irregular prestes a colar grau;
- Verificação diária das seções 1; 2 e 3 do D.O.U.;
- Atualização dos coordenadores no sistema e-MEC, conforme portaria publicada no D.O.U.;
- Preenchimento da Fase 1, no sistema e-MEC, dos cursos: Comunicação Institucional, Gestão de Turismo – Litoral; Negócios Imobiliários e Secretariado;
- Comunicação aos cursos de Agroecologia – Litoral; Comunicação Institucional, Gestão de Turismo – Litoral; Negócios Imobiliários e Secretariado sobre a abertura do sistema para o preenchimento do FEA2, Fase 2;
- Atendimento às coordenações de cursos sobre dúvidas relacionadas ao preenchimento do FEA2;
- Inclusão, no e-MEC, do relatório de autoavaliação 2024 encaminhado pela CPA;
- Atualização, no e-MEC, dos membros que compõem a CPA;
- Atualização do ato regulatório, no SIGA, do curso de Gestão Imobiliária – Litoral;
- Cadastro, no e-MEC, dos cursos de especialização;
- Visitas aos campi e setores para analisar a infraestrutura e demais questões do curso;
- Elaboração de documento para subsidiar os cursos que possuem disciplinas EAD;
- Participação na redefinição dos novos PPCs baseados nos instrumentos de avaliação;
- Elaboração de documento para solicitação de adiamento do processo de recredenciamento da UFPR;
- Mapeamento das informações constantes no SEI, relativas ao recredenciamento;
- Cadastramento dos pedidos de adiamento de visitas de comissões.
A antiga COAFE, agora denominada Coordenadoria de Apoio a Projetos, Programas e Estágios (COAPPE), é um dos setores da PROGRAP sob a gestão de servidores técnicos. Liderada pela administradora Maria Stael Bittencourt Madureira, a COAPPE atua no fomento e no apoio a projetos voltados para atividades formativas de estudantes da UFPR e para a formação continuada de profissionais da Educação Básica Pública. É responsável pela gestão dos programas de formação complementar oferecidos na graduação e no ensino técnico da UFPR, bem como pelo suporte às tramitações relacionadas aos estágios curriculares e não curriculares. Os números comprovam o impacto desse trabalho. Confira abaixo os resultados já alcançados.
Acompanhamento e tramitação dos principais processos da coordenadoria (8514 processos):
- 2103 processos de estágio obrigatório;
- 2406 de estágio não obrigatório;
- 1124 do Programa Institucional de Monitoria;
- 76 do Programa de Educação Tutorial;
- 628 do Programa de Voluntariado Acadêmico;
- 2177 certificados gerados de participação nos programas e estágios.
- Elaboração e acompanhamento do novo edital de estágio remunerado nas unidades da UFPR;
- Apoio às atividades do PIBID: organização da abertura oficial do programa na UFPR; subsídio de transporte para docentes e discentes participarem do ENLIC-Sul em Joinville; desenvolvimento da nova logomarca do programa na UFPR;
- Apoio às atividades dos grupos PET: compromisso institucional para realização do JOPARPET na UFPR;
- Apoio às atividades do PARFOR-Equidade: organização da aula inaugural do Curso Bilíngue para Surdos;
- Instituição de grupo de trabalho para revisão das resoluções referente aos estágios e programas de atividades formativas;
- Início dos estudos para emissão automática de certificados emitidos pela coordenadoria;
- Planejamento do novo sistema de estágios para reduzir retrabalho nos procedimentos de solicitação de estágio;
- Reuniões com a Secretaria de Estado da Educação e prefeituras para a construção de parcerias mais orgânicas e processos simplificados para os estágios e projetos institucionais da área de educação.
A Coordenadoria de Políticas e Ações Estratégicas (COPAE), nova denominação da antiga COPEG, é coordenada pelo professor Altair Pivovar e tem como escopo de trabalho a promoção do Projeto Pedagógico Institucional; a garantia do cumprimento das resoluções e normas dos órgãos reguladores sobre o ensino de graduação e técnico; a promoção de relações institucionais entre a Pró-Reitoria e os demais agentes internos e externos à universidade; e o gerenciamento das avaliações institucionais, tanto externas quanto internas, relativas ao ensino de graduação e técnico. Para exercer essas atribuições, a COPAE conta com a Unidade de Aprimoramento Didático de Docentes. Entre as ações concluídas e em desenvolvimento estão:
- Reestruturação da coordenadoria e recomposição da equipe.
- Início da revisão da Resolução 37/97, como piloto da plataforma Participa UFPR.
- Participação nas discussões sobre permanência, com sistematização de dados e levantamento de pesquisas.
- COPAE
- Participação, com a PROGEPE, na revisão da resolução de contratação de professores substitutos;
- Conclusão da implementação do Programa Pé de Meia na UFPR;
- Acompanhamento da internacionalização na graduação e da mobilidade nacional;
- Intensificação da articulação com coordenações de curso sobre ENADE e visitas de reconhecimento, em parceria com a CIAI;
- Elaboração de proposta-piloto de aprimoramento pedagógico de docentes em estágio probatório, para implementação a partir de agosto;
- Fortalecimento das ações do Programa de Orientação Acadêmica, por meio de reuniões com coordenações de curso;
- Início de ampla discussão sobre ABI, com envolvimento de docentes e da comunidade discente.
Os primeiros 120 dias mostram avanços importantes e reforçam que o trabalho da PROGRAP está apenas começando, com foco no aperfeiçoamento, na desburocratização dos processos e na valorização das relações humanas.
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