A UFPR (Universidade Federal do Paraná) obteve a melhor classificação na região Sul do Brasil nos âmbitos dos programas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e PRP (Programa de Residência Pedagógica).
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou o resultado preliminar dos editais no Diário Oficial da União no dia 29 de abril de 2022, classificando a universidade em excelentes posições no ranking nacional: 3º lugar no PRP e 5º no PIBID.
Foram mais de 230 IES (Instituições de Ensino Superior) que participaram da seleção. No processo, foram avaliados projetos institucionais e subprojetos propostos pelas instituições para os editais.
O PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O PRP é um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por IES, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Os projetos foram elaborados em parceria com a PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional), por meio do Coordenador de Atividades Formativas e Estágios, professor Leonir Lorenzetti e das professoras Joanez Aparecida Aires e Fernanda Veloso, coordenadoras institucionais do PIBID e PRP, respectivamente.
Redes Sociais