PROGRAD dá início às Vivências Formativas para a Educação Híbrida 2021

Esse ano o evento terá lives gratuitas e abertas para toda a comunidade, em uma parceria entre CIPEAD, PROGEPE e NTE’s da UFPR

 

Começa nesta quinta-feira, dia 22 de abril, a programação 2021 do projeto de qualificação “Vivências Formativas para Educação Híbrida”. O projeto é fruto de uma parceria entre a PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional), por meio da CIPEAD (Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância), com a PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) da UFPR.

As Vivências Formativas tiveram um papel fundamental na qualificação da comunidade interna da UFPR em 2020, quando a universidade deu início ao ensino remoto por conta da pandemia. Agora, são duas novidades em 2021: as oficinas, cursos e mesas redondas serão em formato de lives, abertas e gratuitas para toda a comunidade interna e externa da UFPR, ressaltando o compromisso da universidade pública com a produção e compartilhamento de conhecimento com toda a sociedade. As lives serão sempre por meio da UFPR Aberta (www.ufpraberta.ufpr.br, em “eventos”) e redes sociais da CIPEAD. E a segunda novidade das Vivências Formativas de 2021 são os eventos em parceria com os NTE’s (Núcleos de Tecnologias Educacionais) dos mais diversos setores da UFPR, explorando diferentes temas nas mais variadas áreas do conhecimento.

A primeira atividade será em parceira com o NTE do SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica) nesta quinta-feira, às 14h, com o tema “Sugestões práticas sobre direitos autorais: ensino remoto e elaboração de material didático”, com transmissão via UFPR Aberta (https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=54) e canal da CIPEAD no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=zNW_Wo-HuMc).   Na ocasião, a professora Ana Carolina de Araújo Silva (PROGRAD/CIPEAD/SEPT), coordenadora e mediadora do evento, entrevistará a professora Silvana Maria Carbonera (SEPT), que é doutora em Direito pela UFPR, além de especialista em educação a distância e membro do Comitê de Proteção de Dados e da Comissão de Ética Pública da UFPR. Não é necessária inscrição prévia no evento. Caso o participante queira certificação, poderá solicitar após a live, por meio de formulário na UFPR Aberta, na sala do evento.

As Vivências Formativas 2021 propõem a troca de experiências sobre o ensino remoto e híbrido, além de oficinas com temas pertinentes aos docentes, comunidade UFPR e comunidade externa. Além disso, a proposta é a de estimular a continuidade da qualificação docente e promover espaço democrático de compartilhamento de experiências bem sucedidas nas áreas de conhecimento dentro da Universidade Federal do Paraná. A programação e informações de cada live poderão ser conferidas nas redes sociais da UFPR, PROGRAD e CIPEAD. Os conteúdos também ficarão disponíveis e abertos após cada evento, na UFPR Aberta.

 

 

Manual de Estágios

Calendário Acadêmico

Manual do Estudante