Evento na próxima sexta, dia 9, inaugura nova fase do programa de capacitação da PROGRAD, que agora foca na retomada das atividades acadêmicas
As “Vivências Formativas para o Ensino Híbrido 2021”, organizado pela CIPEAD (Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância) compartilhou em oito lives as diferentes experiências dos docentes da UFPR nesse tempo de ensino e pandemia, contando com a parceria dos NTE (Núcleos de Tecnologia Educacionais). Agora, em uma nova fase, as “Vivências Formativas para o Ensino Híbrido 2021” passam a integrar o Programa Institucional “Vivências Formativas para a Educação Superior” da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional), conduzido pelo Comitê de Formação Continuada – ComFor/UFPR, composto pelas Coordenadorias da PROGRAD, em parceria com a PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e contando com o apoio da PRPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e a SIPAD (Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade).
A live que inaugura essa nova etapa, na próxima sexta-feira, terá como tema “Ensino remoto e ensino híbrido: a UFPR em tempos de pandemia”. O bate-papo contará com as expertises da Prof.ª Dr.ª Geovana Gentili Santos, coordenadora da CIPEAD e de Nathália Savione Machado, pedagoga mestra em educação e novas tecnologias e, atualmente, coordenadora de políticas afirmativas na SIPAD.
Dentre os tópicos a serem abordados no evento, está o esclarecimento sobre as modalidades de ensino no Brasil, incluindo uma discussão sobre as diferenças entre ensino remoto e ensino híbrido. As especialistas ainda vão falar sobre os modelos de ensino híbrido e a organização da UFPR Virtual (o ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UFPR) para a oferta de disciplinas remotas ou híbridas.
A live acontecerá das 14h às 16h, com transmissão pelo Canal da CIPEAD no YouTube e também acesso pela UFPR Aberta, no link https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=78. O evento é gratuito, aberto e não é necessária inscrição prévia. Os participantes poderão solicitar certificação até uma semana após o evento, preenchendo formulário na própria sala da live, na UFPR Aberta.
Essa nova etapa das Vivências Formativas também torna mais acessível à comunidade UFPR um leque diversificado de materiais produzidos pela PROGRAD e pela CIPEAD sobre tecnologias e metodologias de ensino, incluindo tutoriais, cursos, oficinas e materiais de referência. Um exemplo é o Catálogo de Saberes On-line – Recursos Digitais para o Ensino On-line e Híbrido, lançado na última semana e disponível em http://www.cipead.ufpr.br/portal1/index.php/3d-flip-book/catalogo-saberes-on-line/. O catálogo reúne materiais formativos, tutoriais, vídeos e guias que exploram questões sobre os recursos disponíveis na UFPR Virtual e pedagógicas para o ensino on-line e híbrido.
As Vivências Formativas também continuam com todo seu material disponível e aberto para acesso na UFPR Aberta (https://ufpraberta.ufpr.br/course/index.php?categoryid=17), com o conteúdo integral das oito lives já realizadas nesse ano, em parceria com os NTE da UFPR.
Redes Sociais