Bolsas de Monitoria – PID 2015

O Governo Federal ainda não efetuou o repasse do orçamento para as Universidades Federais este ano. Por essa razão, o Conselho de Planejamento e Administração da UFPR ainda não publicou a portaria definindo a quantidade de bolsas a serem concedidas para os programas institucionais em 2015.
.
Contudo, graças à intervenção da nossa pró-reitora, conseguimos a liberação de um recurso contingencial junto à PROPLAN para o pagamento de, pelo menos, uma parcela de R$400 neste primeiro semestre a todos os monitores bolsistas que estejam trabalhando desde o início do programa.
.
Esclarecemos, todavia, que o recebimento desta parcela não garante o das demais (ao todo, são quatro parcelas por semestre), visto que será necessário aguardar a portaria do COPLAD após a liberação do recurso do Ministério da Educação – MEC. Caso o Conselho consiga atender a nossa demanda, as parcelas restantes serão depositadas de forma retroativa após a liberação do dinheiro.

Novamente, reforçamos que, diante do corte orçamentário do Governo Federal na Administração Pública, se a quantidade de bolsas liberadas pelo COPLAD não for suficiente para a remuneração de todos os alunos que solicitaram ingresso no PID2015 na condição de monitores bolsistas, o Comitê Geral de Monitoria se reunirá extraordinariamente para decidir um novo critério de distribuição de bolsas..
.
Ressaltamos que a monitoria é uma atividade eminentemente voluntária (a Resolução 91/99-CEPE não garante remuneração ao aluno) e que a concessão de bolsas depende da disponibilidade financeira da UFPR.