Boas-vindas da PROGRAD no início do período letivo de 2023

Caríssima Comunidade Universitária

No dia de hoje, iniciamos mais um ano letivo dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sinta-se acolhida/o e abraçada/o no início de um ano que nós consideramos muito especial. Todo ano letivo é especial para a UFPR pelo simples fato de você pertencer à nossa Comunidade Universitária. Contudo, o ano de 2023 nos traz alguns acontecimentos que merecem destaque.

Inicialmente, gostaríamos de ressaltar que, ao final deste ano letivo, estaremos com o calendário acadêmico equiparado ao calendário civil para a grande maioria dos nossos cursos de graduação. De certa forma, representa um marco de todo o esforço e todo o trabalho que a Comunidade Universitária empreendeu durante esse período de enfrentamento da pandemia de COVID-19. Fica aqui registrado o agradecimento e o reconhecimento da PROGRAD.

Uma novidade neste ano é a antecipação da Feira de Cursos e Profissões, agendada para o período de 1º a 04 de junho de 2023. É uma experiência que estamos realizando com o objetivo de termos, pelo menos, um grande evento da UFPR por semestre. Fazemos esse movimento ainda para vincular a Feira ao início do período de inscrições do processo seletivo próprio da UFPR, o nosso Vestibular, que também foi antecipado, procurando garantir um maior período de inscrições às nossas/os futuras/os estudantes.

Outro grande evento anual da UFPR é o Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR, quando temos a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, agendado para o período de 16 a 20 de outubro de 2023. É um momento único da UFPR, no qual se integram as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação, aberto a toda a Comunidade Acadêmica.

Não perca o Festival de Inverno da UFPR, previsto para ocorrer no mês de setembro de 2023, onde você poderá participar de oficinas, espetáculos gratuitos e muita diversão! O Festival proporciona um espaço aberto de aprendizagem, prática e reflexão crítica, apreciação e produção artística e cultural numa articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Merece um enorme destaque, nesse ano de 2023, a realização da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aqui na UFPR, no período de 23 a 29 de julho de 2023. É o maior evento científico da América Latina, onde se reúnem pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da rede de educação básica (fundamental e médio), profissionais diversos e cidadãos em geral, interessados em conhecer e discutir os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos científicos, debater as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e propor metas estratégicas para o progresso da Ciência no Brasil. A reunião anual da SBPC volta à UFPR após 37 anos. É simplesmente IMPERDÍVEL.

Além de todos esses eventos, procure se informar sobre as atividades desenvolvidas pelos Campi, Setores, Cursos, Departamentos e Diretórios/Centros Acadêmicos. Todas/os trabalham muito para proporcionar a você oportunidades de formação e de novas experiências.

Às e aos ingressantes nos cursos de graduação da UFPR, uma palavra especial. Vocês representam um sopro de renovação da nossa Universidade. Como próprio nome sugere, vocês estão ingressando em um “Universo”, que apresenta a vocês múltiplas e variadas oportunidades. Aproveitá-las da melhor maneira possível dependerá muito da sua vontade, disponibilidade e curiosidade em conhecê-las e vivenciá-las. Que a sua experiência como aluna/o da UFPR seja enriquecedora e inesquecível. Sucesso na sua trajetória acadêmica! Saibam que a PROGRAD está sempre à disposição para apoiá-los/as nessa caminhada que se inicia!

Cordialmente,

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)