A aprovação de Políticas Afirmativas na UFPR é tema de documentário – estreia dia 30 de novembro

O documentário Pela Porta da Frente: A aprovação de Políticas Afirmativas na UFPR descreve as disputas que ocorreram para que fosse possível a aprovação de Políticas Afirmativa na UFPR em 2004, a partir da perspectiva de pessoas que participaram desse processo em diferentes posições institucionais e no movimento negro. Conta também com a participação de egressos do primeiro ano dessa política.

“O objetivo é celebrar antecipadamente os 20 anos dessa decisão e propiciar à comunidade externa e interna o conhecimento sobre a importância dela. O registro audiovisual das memórias das pessoas que se mobilizaram em múltiplas articulações para suplantar os obstáculos daqueles que se posicionaram contra, nos leva a refletir sobre a importância das lutas e da organização dos movimentos sociais negros e da importância de gestores sensíveis às demandas sociais contra as desigualdades e na busca por equidade e justiça”, afirma a antropóloga Judit Gomes da Silva, da UFPR.

“O Documentário busca destacar, a partir de entrevistas com pessoas em diferentes posições institucionais na UFPR – ex reitor, relatoria do processo, membros da Comissão de implementação da Política, conselheiro- e militantes do movimento negro, os principais fatores que possibilitaram a UFPR a implementar uma política de ações afirmativas em 2004. Especificamente, foca nas mobilizações de agências negras”, pontua Judit.

A antropóloga ainda comenta que este é um fato histórico e memorável, e que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a primeira universidade federal da região Sul a tomar essa decisão e a segunda no país. “A primeira foi a Universidade de Brasília. Além disso, o documentário também apresenta alguns dos egressos que ingressaram na UFPR no primeiro ano de vigência da Política afirmativa, em 2005”, disse Silva.

O documentário Pela Porta da Frente: A aprovação de Políticas Afirmativas na UFPR é fruto do trabalho da antropóloga Judit Gomes da Silva, pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Política do Estado e das Relações de Mercado (NAPER/PPGAA/UFPR) e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR; e coordenadora do Núcleo de Comunicação da SIPAD (NuCA) e pela equipe de estudantes: Beatriz Vieira de Oliveira (Artes Visuais), Eduarda Alves (Publicidade e Propaganda) Letícia Portela (Letras), Mateus Camilo dos Santos (Ciências Sociais), e Pamela Cristina da Silva Laguna (Ciências Sociais).

O documentário foi financiado por duas bolsas estudantis do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social da Fundação Araucária, do governo do Estado do Paraná (FA/PIBIS/SIPAD) e com a colaboração voluntária dos estudantes Mateus Camilo dos Santos e Letícia Portela.

O documentário encerra as atividades da programação do Festival Novembro Negro UFPR.

O evento é aberto ao público e no dia do lançamento haverá lista de presença com certificação de três horas.

Serviço

Documentário: Pela Porta da Frente: A aprovação das Políticas Afirmativas na UFPR
Data: 30 de novembro
horário: 19 horas