À Comunidade Acadêmica da UFPR,
Em virtude de recentes críticas infundadas, divulgadas em vídeo pela chapa Movimento UFPR, e que desconsideram o histórico de trabalho da PROGRAD, é necessário esclarecer o processo de revisão da Resolução N. 37/97-CEPE, principal norma que regula o controle e registro das atividades acadêmicas dos cursos de graduação e educação profissional da UFPR.
Iniciamos a revisão de algumas resoluções acadêmicas em 2023. Especificamente em relação à Resolução n. 37/97-CEPE, o planejamento era começar o processo de revisão no início deste ano, mas, devido à greve e também em respeito a ela, o início ocorreu apenas agora e tem sido conduzido com seriedade e competência pelas servidoras e servidores da PROGRAD.
Críticas construtivas são muito bem-vindas, porém a crítica eleitoreira, que insinua que a PROGRAD deveria parar suas ações durante o período eleitoral, desrespeita a dedicação da equipe da Pró-Reitoria e a Comunidade Acadêmica da UFPR. É importante ressaltar que o processo de revisão envolve ampla participação da comunidade, com consultas já encaminhadas para diversas instâncias da universidade.
A PROGRAD encaminhou um instrumento de consulta para Direções de Setores e Campi, Coordenações de Curso, Departamentos e Unidades Equivalentes, Fórum de Coordenadores, Centros Acadêmicos, Docentes, Técnicas e Técnicos Administrativos e Estudantes. Esta consulta inicial da PROGRAD representa o que o nome sugere: um início de processo. Não deixa de ser paradoxal que uma chapa defenda justamente o oposto, a estagnação e a paralisação da PROGRAD e da UFPR neste momento.
Sugerir, de forma implícita, que a PROGRAD deva ficar inerte durante o período eleitoral sem continuar o desenvolvimento das suas ações, planejadas previamente, e sem apresentar propostas de melhorias para a graduação e educação profissional da UFPR para, inclusive, servir de argumento de campanha, é desmerecer a capacidade de trabalho de todas e todos da PROGRAD e apostar no pior para a UFPR. É desrespeitar a profunda preocupação e dedicação das servidoras e dos servidores da Pró-Reitoria com o desenvolvimento da graduação e educação profissional na UFPR.
Por outro lado, alegar que a PROGRAD, e por extensão a UFPR, age apenas em resposta às propostas dessa chapa, é insinuar que a chapa detém o monopólio das boas ideias e intenções e revela uma postura arrogante que desrespeita a formação e a capacidade intelectual das servidoras e dos servidores da PROGRAD, merecendo nosso mais veemente protesto.
Aproveitamos o momento para agradecer imensamente o compromisso e a competência de toda a equipe da PROGRAD, que continua a desempenhar suas funções com imparcialidade e dedicação durante este período eleitoral.
VIVA A UFPR, VIVA A PROGRAD, VIVA A GRADUAÇÃO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UFPR!
Prof. Julio Gomes
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PROGRAD)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)
Redes Sociais