Coordenações

Estudantes PIBID e PRP participam do IX Encontro Nacional de Licenciaturas

Um grupo de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e do PRP (Programa Residência Pedagógica/CAPES) UFPR embarcaram ontem, dia 05/12/23, com o ônibus da UFPR/Centran para Lajeado, cidade gaúcha que sediará o IX Encontro Nacional das Licenciaturas, o VIII Seminário Nacional do PIBID e o III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, no período de 06 a 08 de dezembro.

Residentes, professores orientadores e preceptores dos diferentes subprojetos e núcleos do PRP e do PIBID, participarão do encontro, cuja temática é “Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais”. O evento reunirá coordenadores institucionais, docentes orientadores e coordenadores, professores da educação básica supervisores e preceptores e discentes vinculados aos programas PRP e Pibid, além de docentes e discentes dos cursos de licenciatura de todo o país. Cerca de 3000 trabalhos serão apresentados, entre comunicações científicas e relatos de experiência. Os subprojetos UFPR aprovaram mais de 20 trabalhos no IX Enalic.

Os 30 licenciandos da UFPR, acompanhados pela Profa. Dra. Karen Franklin (Coordenadora do PIBID Pedagogia), participarão de mesas redondas, oficinas, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos, lançamento de livros, dentre outras atividades, ao longo dos três dias de evento. Os docentes presentes marcarão presença também  na Reunião do Fórum Pibid e PRP e na Reunião com a Diretoria de Educação Básica da Capes.

Além dos residentes e pibidianos que farão a viagem terrestre, temos duas licenciandas que foram premiadas pela comissão organizadora do evento e já receberam ajuda de custo e passagens aéreas para participarem do painel “Transformando a Educação: Experiências Inovadoras do PIBID e Residência Pedagógica”.

 

 

A estudante Melissa Estevam, aluna do curso de Biologia e residente vinculada ao subprojeto do PRP UFPR Biologia, sob responsabilidade da profa. Patrícia Pereira, fará a apresentação do seu relato “Transformando Saberes em Ações: PIBID e RP como Pilares da Minha Jornada Educacional na Formação Docente”. Segundo a própria autora,

esse painel busca expressar o impacto profundo que esses programas tiveram em minha formação. Ao longo desses anos, pude testemunhar a importância vital de traduzir conhecimento teórico em ações práticas. Acredito que, quando alunos são incentivados a assumir responsabilidade por seu aprendizado e professores atuam como facilitadores, o resultado é uma experiência educacional mais rica e significativa. Neste ENALIC, sinto-me honrada por compartilhar minhas experiências e aprender com outros colegas de todo o país. Agradeço à nossa orientadora por seu comprometimento em nos empoderar, ao ENALIC por dar voz às nossas experiências e à UFPR por nos proporcionar uma educação transformadora e por apoiar meu crescimento como futura educadora. Minha jornada está longe de terminar, mas estou ansiosa para continuar contribuindo para a transformação da educação, inspirada por tudo o que aprendi até agora.

 

A segunda estudante premiada foi Talita Gabriela Cividini, autora principal do trabalho, elaborado com mais duas alunas: Louize Sangreman Batista e Bruna Luanne Andrusievicz Menon, todas alunas do curso de Química e pibidianas vinculadas ao subprojeto do PIBID/UFPR QUÍMICA, sob responsabilidade do Prof.  Everton Bedin, com o trabalho “Aplicação da dicumba: análise comparativa entre a metodologia e as ideias de Paulo Freire”. De acordo com as autoras:

O trabalho objetiva demonstrar como o movimento dialético da Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) se relaciona aos pressupostos da educação libertadora defendida por Paulo Freire. A metodologia possui uma abordagem qualitativa de procedimento participante e seus resultados foram obtidos através da observação e da conversação com os alunos. A atividade aplicada em uma escola estadual de ensino médio da cidade de Curitiba por graduandos participantes do subprojeto Pibid/Química. A Dicumba visa o aprender pela pesquisa, dando voz aos anseios dos estudantes e ressignificando o aprendizado da ciência, se relacionando com as ideias de Paulo Freire na valorização e na construção de um sistema de ensino baseado no desenvolvimento do pensamento crítico.

Os Programas PIBID e PRP são programas financiados pela Capes e que muito tem contribuído com a formação de professores, sendo gerenciado pela Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios. A Coordenação Institucional dos Programas é realizada pelas professoras Joanez Aires e Fernanda Silva Veloso.