Para efetivar uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná – SEED, a Prograd está cadastrando docentes universitários das mais variadas formações, interessados em oferecer, ao longo de 2020, atividades de formação continuada para professores das escolas públicas de educação básica do estado.
Atualmente, a Rede possui aproximadamente 60 mil professores do quadro próprio e 20 mil professores contratados pelo Regime PSS. As atividades podem ser organizadas na forma de cursos, oficinas e simpósios, entre outros, de curta duração (20 ou 40 horas) e ofertadas em quaisquer municípios do estado.
A Prograd/UFPR receberá as propostas dos interessados até o dia 17 de outubro de 2019. Não é necessário, neste primeiro momento, qualquer detalhamento da proposta. Basta indicar a área de conhecimento, a temática e algumas características sobre o funcionamento da atividade: se presencial, EaD ou outros, por exemplo. No formulário, os interessados também podem indicar possíveis custos com despesas e remuneração.
O formulário para o cadastramento dos interessados e das suas propostas está disponível em https://forms.gle/A5E5m33yTEtXRAWw6
Esclarecimento importante:
O cadastramento dos professores interessados não é uma iniciativa da própria SEED, mas da Prograd/UFPR a fim de atender ao convite que nos foi endereçado pela SEED do seguinte modo: “Com o objetivo de organizar a formação continuada dos professores que atuam na Rede Estadual de Ensino do Paraná para o ano de 2020, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED convida as Universidades e os Institutos Federais para atuarem como parceiros nesse processo.”
Portanto, trata-se de uma ação de caráter institucional, que envolverá parceria entre as IES e a SEED, de tal modo que não se recomenda que, para atender a essa chamada e estruturar suas propostas, professores da UFPR procurem individualmente a SEED. No âmbito da UFPR, caberá exclusivamente à Prograd/UFPR recolher as propostas, reuni-las num programa institucional e submetê-las nesse formato à SEED.
Redes Sociais