Coordenações

Audiência pública em defesa do Pibid reúne representantes de instituições de ensino superior e de escolas do Paraná

Estudantes e professores da Universidade Federal do Paraná participaram, no último dia 14, de uma audiência pública sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Formação de Professores no âmbito das escolas públicas de Curitiba (Pibid). O debate foi promovido pela Câmara Municipal de Curitiba.

WhatsApp-Image-2017-12-18-at-15.17.01Professores e estudantes da UFPR, em frente à Câmara Municipal de Curitiba. Foto: PIBID/UFPR.

A audiência, solicitada pelo vereador professor Silberto, discutiu as alterações no programa anunciadas pelo Ministério da Educação. Professores e estudantes defendem que o formato do Pibid permaneça inalterado, já que o modelo apresenta resultados positivos.

A mobilização reuniu cerca de 90 pessoas, entre coordenadores do programa em instituições de ensino superior no Paraná, professores das redes municipal e estadual, além de graduandos.

A coordenadora do Pibid na UFPR, professora Joanez Aires, apresentou o histórico e os impactos do programa na formação de professores no País. Joanez ainda abordou as alterações anunciadas pelo MEC.

“Ações como estas fortalecem o movimento que vem se consolidando em todo o País, no sentido de que o programa deve permanecer no modelo em vigência, sem cortes e sem interrupções, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, destaca a coordenadora Joanez.

UFPR em defesa do PIBID

A UFPR já participou de outras ações em defesa do Pibid, como o Dia Nacional de Luta pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (15/10), e a manifestação, em 25 de outubro, pelo fim dos cortes e da ameaça de interrupção do programa.

Na última semana, o Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná também aprovou uma Moção de Apoio à Continuidade do Pibid.

Em 2015, havia 5.824 bolsistas do programa no Paraná, dos quais 588 na UFPR. Atualmente, em função dos cortes no orçamento da Capes, há 440 bolsistas de iniciação à docência, 66 professores supervisores e 35 coordenadores de área. Para 2018, o orçamento ainda está indefinido.

O Pibid/UFPR está em 16 licenciaturas da instituição. As áreas participantes são Química, Física, Ciências, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Artes, Filosofia, Letras-Inglês, Letras-Português, Letras-Espanhol, Matemática, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e Interdisciplinar.

Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná aprova moção em defesa da continuidade do PIBID

O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Paraná, que reúne dirigentes escolares e universitários de todo estado, divulgou moção em que recomenda a continuidade do programa, sem cortes ou interrupções.

Além disso, cobra que as eventuais propostas para o futuro do programa sejam debatidas com os coordenadores do Pibid em todo o País.

*Por Aline Fernandes França – Via Sucom