COAFE - Unidade de Estágios

Certificados

Direito à certificação:

Os Certificados serão emitidos para os estágios que atenderem aos seguintes critérios:

  • Estágios não obrigatórios: carga horária total mínima de 60 horas.
  • Estágios obrigatórios: apenas para os alunos de outras instituições de ensino que tenham realizado estágio na UFPR.
  • DOCENTESos Professores Orientadores terão direito à certificação com carga horária na razão de 5% daquela efetivamente realizada pelo aluno, por ser considerada orientação na modalidade indireta, consoante com a Resolução Nº 46/10 CEPE.
  • SUPERVISORES DE CAMPOterão direito à certificação, com carga horária total nominal equivalente àquela efetivamente realizada pelo aluno.

A emissão de certificado para Docentes e Supervisores de Campo estará necessariamente condicionada ao encaminhamento da Ficha de Avaliação à Unidade de Estágios.

Procedimentos:

Após o término do estágio, deverá ser encaminhada à Unidade de Estágios (Prédio Histórico da UFPR) a Ficha de Avaliação de Estágio, (disponível em: Formulários), devidamente preenchida, contendo ainda a assinatura e o carimbo do Supervisor do Campo de Estágio.

Para os alunos da UFPR, a Ficha de Avaliação também deverá conter o parecer favorável e a assinatura (com carimbo) da Comissão Orientadora de Estágio (COE) do curso.

Prazo:

Unidade de Estágios emitirá os certificados em até 05 dias úteis contados da solicitação (recebimento da Ficha de Avaliação).

Instruções Gerais:

  • As datas de início e término do período de estágio descritas na Ficha de Avaliação deverão ser as mesmas que constam no Termo de Compromisso de Estágio.
  • A data final não coincidirá com a do TCE apenas quando houver rescisão antecipada do contrato de estágio.
  • Quando o término do estágio ocorrer antes do final da vigência então estipulada, é necessário trazer o Termo de Rescisão do TCE à Unidade de Estágios.
  • Os certificados emitidos serão enviados por correio eletrônico ao endereço informado pelo estudante quando da solicitação do mesmo.
  • Em casos excepcionais, a serem examinados pela Unidade de Estágios, haverá a possibilidade de emissão de via física do certificado de estágio. Nesta senda, a retirada do referido documento deverá ocorrer de modo presencial, mediante apresentação de cédula de identificação do estagiário. Caso a retirada seja realizada por terceiros, os mesmos deverão apresentar uma procuração para tal fim, juntamente com seu documento de identificação.

ATENÇÃO:

Só serão emitidos certificados para os estágios que tenham sido devidamente cadastrados na Unidade de Estágios quando do início dos mesmos.

O pedido de certificação somente deverá ser feito após o término do estágio, condicionado à entrega do relatório final para a Comissão Orientadora de Estágio (COE) do respectivo curso ou ao Professor Orientador.

Não serão emitidos certificados parciais, ou seja, para estágios ainda em andamento na data da solicitação.

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

COAFE - Coordenação Atividades Formativas e Estágios

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2018 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR