COAFE - Unidade de Estágios

Certificados

Os Certificados serão emitidos sob demanda dos interessados, mediante apresentação da Ficha de Avaliação (disponível na aba Formulários), devidamente preenchida e assinada, contendo o parecer favorável da COE do curso, e considerando-se os seguintes critérios:

  1. Para estágios obrigatórios:

1.1 Serão emitidos certificados apenas para os estudantes de outras instituições de ensino que tenham realizado estágio na UFPR.

1.2 Não serão emitidos certificados para docentes orientadores de estágios obrigatórios.

1.3 Os certificados de supervisão de estágio serão emitidos apenas para servidores da UFPR (docentes e técnicos-administrativos) que acompanharem o desenvolvimento das atividades do estagiário.

1.3.1 Professores de escolas públicas e/ou privadas poderão solicitar certificado de supervisão de estágio realizado por estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR (seguir orientações descritas ao final da página).

  1. Para estágios não obrigatórios:

2.1 A emissão de certificado para o estudante será realizada apenas quando a carga horária total de atividades for superior a 60 horas.

2.2 Os certificados serão emitidos apenas após o término do estágio, contendo a carga horária total cumprida no período. Não serão emitidos certificados parciais.

2.3 Docentes orientadores terão direito à certificação com carga horária na razão de 5% daquela efetivamente realizada pelo aluno, por ser considerada orientação na modalidade indireta, consoante a Resolução nº 46/10 CEPE, e apenas mediante parecer favorável da COE do curso na Ficha de Avaliação.

2.4 Os supervisores terão direito à certificação, com carga horária total nominal equivalente àquela efetivamente realizada pelo aluno.

Instruções Gerais:

  • A Ficha de Avaliação devidamente preenchida e assinada, contendo o parecer favorável da COE do curso, deve ser encaminhada via SEI para PROGRAD/CGE.
  • Todos os dados que constam na Ficha de Avaliação (nome do estagiário, período do estágio, nome da concedente, nome do supervisor etc.) devem ser compatíveis com os dados originalmente informados no Termo de Compromisso de Estágio, ou no Termo de Rescisão (em caso de encerramento antecipado) e Termo Aditivo (em caso de prorrogação).
  • Unidade de Estágios da PROGRAD emitirá os certificados em até 05 dias úteiscontados a partir da data de solicitação (recebimento da Ficha de Avaliação via SEI).
  • O certificado será enviado por correio eletrônicoao endereço informado pelo estudante na Ficha de Avaliação quando da solicitação do mesmo.
  • Em casos excepcionais, a serem examinados pela Unidade de Estágios, haverá a possibilidade de emissão de via física do certificado de estágio, que deve ser recolhida pessoalmente, mediante apresentação de documento de identificação.

Certificados de Supervisão de Estágio para Professores *

*Apenas para professores ou pedagogos da rede de ensino estadual, municipal, federal ou privada.

A Unidade de Estágios da COAFE disponibiliza a emissão de certificados para professores e pedagogos de instituições de ensino básico e fundamental que atuaram como supervisores em prática de ensino ou orientação pedagógica de estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR.

ATENÇÃO: Antes de solicitar seu certificado, tenha certeza de que todos os dados informados são idênticos aos que constam no Termo de Compromisso de Estágio entregue pelo estudante. Em caso de inconsistências, a COAFE não realizará a emissão. Os certificados só poderão ser solicitados após o término do estágio e da supervisão. A carga horária de supervisão será definida pela COAFE com base nas informações que constam no Termo de Compromisso de Estágio.

Clique aqui para solicitar seu certificado de supervisão de estágio.

Clique aqui para visualizar seu certificado ou para verificar sua autenticidade através do código (hash) impresso no documento.

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

COAFE - Coordenação Atividades Formativas e Estágios

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2018 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR