Perguntas Frequentes

Quando ocorre o processo do Provar?

O processo ocorre uma vez ao ano, sempre no segundo semestre para início no ano seguinte.

É possível realizar mais de uma inscrição para o Provar?

Cada candidato pode realizar apenas uma inscrição em cada modalidade. Se for aprovado em mais de uma modalidade deverá optar por apenas um curso.

São disponibilizadas vagas em todas as modalidades?

Não. A distribuição das vagas é feita pela coordenação do curso, podendo não ter vagas em todas as modalidades.

Existe chamada complementar ou lista de espera?

Não. Conforme o artigo 8°, § 2° da Resolução n° 10/19 – CEPE, poderá ocorrer o remanejamento de vagas entre as diferentes modalidades, caso o número de vagas exceda o número de candidatos habilitados para sua efetiva ocupação. Este remanejamento é feito internamente, atendendo as orientações das coordenações dos cursos.

 

Reopção de Curso

 

Quem pode participar?

Estudantes da UFPR (com matrícula ativa ou trancada) que desejam mudar de curso, desde que cumpram os requisitos informados em edital.

Posso tentar reopção para qualquer curso?

Depende, pois a coordenação do curso pode determinar cursos afins e neste caso os cursos permitidos serão informados em edital.

Para habilitar-se ao processo preciso ter cumprido menos de 50% da periodização recomendada e integralizado menos que 70% da carga horária exigida, isto corresponde ao tempo em períodos ou disciplinas vencidas?

A periodização recomendada refere-se ao tempo em períodos cursados desde o seu ingresso na UFPR. É contado o tempo mesmo que no período o aluno tenha apenas reprovações ou cursado apenas uma disciplina.

A integralização da carga horária exigida refere-se às disciplinas vencidas no histórico escolar – integralização curricular (obrigatórias ou optativas) no curso em que o aluno está vinculado.

Como é a feita a seleção para Reopção de Curso?

Através de um dos dois critérios: prova de habilitação específica, com nota mínima igual a 50 (cinquenta), ou maior razão entre a carga horária integralizada (disciplinas vencidas) e a carga horária exigida para a integralização do curso, comprovada em histórico escolar. O critério será informado em edital.

Caso eu não seja aprovado em Reopção de Curso eu perco a vaga no curso que eu estou?

Não. Você continua normalmente no seu curso atual.

 

Transferência

 

Quem pode participar?

Estudantes que desejam transferência para a UFPR desde que estejam dentro dos requisitos informados em edital. Os candidatos devem ter vínculo ativo (matrícula ou trancamento) em outra Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira.

Onde é realizada a Prova de Transferência?

A prova é realizada presencialmente na cidade de Curitiba/Paraná.

Como posso acessar as provas aplicadas nos processos anteriores?

As provas não são disponibilizadas.

Qual o conteúdo programático a ser estudado para a prova e como acessá-lo?

O conteúdo sugerido para estudo estará disponível, no site do PROVAR, após o início das inscrições da modalidade Transferência.

A transferência é feita somente para o mesmo curso?

Alguns cursos aceitam cursos afins e estes serão informados em edital.

Como é o processo de seleção para transferência? 

O processo de seleção é constituído por uma prova de conhecimento específico, de caráter classificatório, e pela análise da documentação exigida em edital.

Há entrevista para seleção?

Não, a seleção será realizada através da prova e análise de documentação.

Há período mínimo e máximo para participar?

Sim, estes serão informados em edital, de acordo com o Art.17, inciso VI, alíneas a, b, c da Resolução N°10/19-CEPE.

Entrando pelo vestibular é possível pedir equivalências das disciplinas já cursadas?

Sim. A coordenação do curso fará a análise para verificar se é possível dar as equivalências das disciplinas, conforme a nossa grade curricular e legislação atual.

 

Aproveitamento de Curso Superior

 

Quem pode participar?

Graduados que desejam um curso superior diferente daquele no qual colaram grau e que possuam diploma de graduação expedido e registrado (ou certificado de conclusão de curso de graduação) por instituições nacionais ou diploma de graduação expedido por instituição estrangeira e revalidado no Brasil, nos termos da Resolução N°03/2016-CNE/CES.

Como é feita a seleção?

Os candidatos serão selecionados e classificados mediante o cálculo da carga horária integralizada no curso desejado que seja atestada com base na análise entre a matriz curricular do curso desejado e as disciplinas efetivamente cursadas e atestadas no histórico escolar do candidato.

Possuo dois cursos superiores completos, posso apresentar o histórico das duas graduações para seleção nesta modalidade?

Não, o candidato só poderá apresentar o histórico de uma graduação.

Tenho um curso superior completo e atualmente estou cursando outra graduação, posso apresentar o histórico da graduação em andamento para seleção nesta modalidade?

Não, somente o histórico do curso superior no qual já é formado poderá ser apresentado.

São aceitos cursos de pós-graduação (lato sensu, stricto sensu)?

Não. Somente curso de graduação será considerado.

Meu diploma ainda não está pronto, posso apresentar um certificado de conclusão?

Serão aceitos somente os certificados de conclusão de curso de graduação emitidos por instituições nacionais, constando a data na qual o estudante colou grau.

Para graduados em instituições estrangeiras, será aceito somente o diploma revalidado no Brasil, nos termos da Resolução N°03/2016-CNE/CES.

 

Complementação de Estudos

 

Quem pode participar?

Graduados em uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso e que possuam diploma de graduação expedido e registrado (ou certificado de conclusão de curso de graduação) por instituições nacionais ou diploma de graduação expedido por instituição estrangeira e revalidado no Brasil, nos termos da Resolução N°03/2016-CNE/CES.

 Como é feita a seleção?

Os candidatos serão selecionados e classificados mediante o cálculo da carga horária integralizada na habilitação pretendida, que será atestada com base na análise entre a matriz curricular da habilitação pretendida e as disciplinas efetivamente cursadas e atestadas no histórico escolar do curso do candidato.

Meu diploma ainda não está pronto, posso apresentar um certificado de conclusão?

Serão aceitos somente os certificados de conclusão de curso de graduação emitidos por instituições nacionais, constando a data na qual o estudante colou grau.

Para graduados em instituições estrangeiras, será aceito somente o diploma revalidado no Brasil, nos termos da Resolução N°03/2016-CNE/CES.

 

Ainda com dúvidas?

Entre em contato conosco: copap.socv@ufpr.br

 

 

 

 

 

 

 



Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

COPAP-Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR