PID/MONITORIA

PID IMAGEM

Programa de Iniciação à Docência

O PID (monitoria) é uma atividade formativa de ensino voltada para o desenvolvimento de competências pedagógicas para o magistério e tem por objetivo oportunizar ao estudante atividades introdutórias à prática docente. Funciona com base em planos elaborados pelos professores, os quais são analisados de acordo com a Resolução 91/99-CEPE e critérios complementares estabelecidos pelo Comitê Geral de Monitoria. O monitor, sob a orientação e responsabilidade de um professor da área, auxilia a comunicação entre alunos e docentes, contribui em tarefas didáticas e avalia, do ponto de vista discente, o andamento da disciplina.

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO NO PID

MANUAL COMPLETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ATENÇÃO: Diante da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), todos os documentos deverão ser tramitados pelos Departamentos exclusivamente via processo eletrônico. Não são mais aceitos documentos físicos.

INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES E DEPARTAMENTOS PARA ENVIO DE RELATÓRIOS/RESCISÕES VIA SEI

INSTRUÇÕES AOS DEPARTAMENTOS PARA O ENCAMINHAMENTO DE PROCESSO VIA SEI – CADASTRO DE MONITORES

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Notícias

FOLHA DE PAGAMENTO  PID2017 – 2º SEMESTRE – SETEMBRO:

Informamos que a Folha de Pagamento do PID2017 – 2º SEMESTRE, referente ao mês de setembro, foi encaminhada ao Setor Financeiro para a efetivação dos procedimentos legais. O depósito da primeira das três parcelas da bolsa do 2º semestre, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), está previsto para o início de outubro.

Solicitamos aos bolsistas que verifiquem a situação de suas respectivas contas bancárias. Em caso de inativação ou qualquer outro problema relacionado ao banco, procure imediatamente sua agência bancária, visto que a bolsa não poderá ser depositada sem o saneamento da irregularidade.

Ressaltamos que no Orçamento 2017 da Universidade Federal do Paraná foram aprovadas 650 bolsas compostas por três parcelas semestrais no valor de R$400,00 (quatrocentos reais). Desse modo, os monitores que atuarem integralmente no 2º semestre receberão as três parcelas até o final do ano junto às contas bancárias informadas no período de cadastro do programa.

LISTA DE MONITORES INCLUÍDOS NA FOLHA DE PAGAMENTO – PID2017 – 2º SEMESTRE – Ref: SETEMBRO

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DIVULGAÇÃO DE ALUNOS INSCRITOS NO PID2017 – 2º SEMESTRE:

Os docentes e alunos que participaram do processo seletivo realizado no período de 31 de julho a 11 de agosto, para ingresso no PID2017 – 2º SEMESTRE, deverão verificar, na lista abaixo, a confirmação do cadastro de monitores no programa.

DIVULGAÇÃO DE ALUNOS ATIVOS NO PID2017 – 2º SEMESTRE

A listagem tem por objetivo apenas a confirmação do cadastro e a transparência dos dados do programa. Os casos de indeferimento já foram comunicados pela PROGRAD nos processos eletrônicos tramitados pelos Departamentos com a documentação dos alunos.

O aluno aprovado como monitor no processo seletivo, dentro do número de vagas do plano de monitoria do respectivo professor, que entregou a documentação no Departamento durante o prazo estabelecido no Calendário PID2017 e que não encontrar o seu nome da lista acima, deverá procurar o Departamento para verificar se houve o indeferimento da inscrição, mediante consulta no processo eletrônico encaminhado pela secretaria à PROGRAD. Não existindo comunicação da PROGRAD nos autos, o aluno poderá recorrer até o dia 27/09/2017, solicitando ao Departamento ou ao docente a abertura de processo eletrônico, via sistema SEI, com um ofício relatando o problema. O processo deverá ser tramitado para PROGRAD/COPEG/UAF até o final do prazo concedido. Não serão aceitas reclamações efetuadas fora do prazo.

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SELEÇÃO DE MONITORES – PID2017 – 2º SEMESTRE:

No período de 31 de julho a 11 de agosto estará aberto o prazo para seleção de monitores para o 2º semestre. Somente poderão abrir edital os docentes que possuem planos de monitoria cadastrados para o segundo semestre ou anual e que não efetuaram seleção no início do ano, bem como os que solicitaram previamente junto à PROGRAD a substituição de monitores anteriormente aprovados.
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O prazo para envio da documentação (formulários PID01, PID02 e PID03), exclusivamente mediante processo eletrônico pelo sistema SEI, encerra-se em 16 de agosto.
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INSTRUÇÕES AOS DEPARTAMENTOS PARA O ENCAMINHAMENTO DE PROCESSO VIA SEI – CADASTRO DE MONITORES

MODELO DE EDITAL DE SELEÇÃO (para os Departamentos)

RESOLUÇÃO 43-03 CEPE

PID 01 – RELATÓRIO DE SELEÇÃO DE MONITORES (um por departamento)
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PID 02- TERMO DE COMPROMISSO (para cada aluno aprovado como monitor)

PID 03 – CADASTRO DE MONITORES (para cada aluno aprovado como monitor)

Não serão aceitos documentos físicos ou entregues fora do prazo. O descumprimento ou a falta da documentação implicará na perda da vaga de monitoria do aluno.

Sendo constatada qualquer irregularidade ou impedimento no cadastro do aluno, a PROGRAD emitirá um despacho no processo comunicando o problema.

OBSERVAÇÕES:

  • No dia 20/09/17, será divulgada, nesta página, uma lista contendo a confirmação dos alunos cadastrados. O aluno que não encontrar o seu nome na lista poderá recorrer até o dia 27/09/17. A lista tem por objetivo apenas a confirmação do cadastro e a transparência dos dados do programa. Os alunos selecionados como monitores já devem iniciar suas atividades logo após a entrega da documentação ao Departamento. Havendo algum problema ou impedimento no cadastro, a PROGRAD emitirá despacho no processo comunicando o indeferimento da inscrição.
  • Conforme critério estabelecido pelo Comitê Geral de Monitoria, CADA DOCENTE DEVE INDICAR SOMENTE UM ALUNO PARA O RECEBIMENTO DE BOLSA. Havendo mais de um plano de monitoria aprovado ou mais de um aluno selecionado, o professor/Departamento deverá informar qual discente será indicado como bolsista. Os demais serão cadastrados como monitores voluntários.
  • A folha de pagamento dos monitores bolsistas do 2º semestre somente será gerada após a conclusão do cadastro dos novos ingressantes no PID2017 – 2º semestre, respeitado o prazo limite de 20/09/2017 para a finalização. Quando houver o processamento, a informação será divulgada nesta página.
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ENTREGA DE RELATÓRIOS FINAIS – PID2017 – 1º SEMESTRE:

Diante do encerramento do semestre, informamos que no período de 10 de julho a 11 de agosto os alunos cadastrados como monitores apenas para o 1º semestre deverão efetuar a entrega do Relatório Final na secretaria dos respectivos Departamentos, que os encaminhará via processo eletrônico (sistema SEI) para PROGRAD/COPEG/UAF. O processo também poderá ser aberto e tramitado pelo professor-orientador.
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FORMULÁRIO PID 05 – RELATÓRIO FINAL
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INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES E DEPARTAMENTOS PARA ENVIO DE RELATÓRIOS/RESCISÕES VIA SEI
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Os certificados serão emitidos e encaminhados aos Departamentos no mesmo processo, devendo a secretaria repassá-los ao aluno e ao docente via e-mail.
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Os alunos cadastrados na monitoria anual e do segundo semestre somente deverão entregar o Relatório Final quando da conclusão do programa, a partir de 09 de dezembro.
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PAGAMENTO DE BOLSAS –  PID2017:

Diante da aprovação da Lei Orçamentária Anual 2017 pelo COPLAD (vide link abaixo), informamos que a folha de pagamento referente aos alunos inscritos como bolsistas no 1º semestre já foi tramitada para a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR. O depósito está previsto para o início de julho.

Foram aprovadas 650 bolsas compostas por três parcelas semestrais no valor de R$400,00 (quatrocentos reais). Desse modo, os monitores que atuaram integralmente no 1º semestre receberão o valor total de R$1200,00 (mil e duzentos reais) junto às contas bancárias informadas no período de cadastro do programa.

Solicitamos aos bolsistas que verifiquem a situação de suas respectivas contas bancárias. Em caso de inativação ou qualquer outro problema relacionado ao banco, procure imediatamente sua agência bancária, visto que a bolsa não poderá ser depositada sem o saneamento da irregularidade.

LISTA DE MONITORES INCLUÍDOS NA FOLHA DE PAGAMENTO – PID2017 – 1º SEMESTRE

Esclarecemos que a monitoria é uma atividade eminentemente voluntária, voltada para o aprendizado dos alunos que desejam ingressar no magistério. A Resolução 91/99-CEPE, que regimenta o programa, não garante remuneração ao aluno. O pagamento de bolsas, se houver, depende da disponibilidade financeira da instituição.

 

DIVULGAÇÃO DE ALUNOS INSCRITOS NO PID2017:

Os docentes e alunos que participaram do processo seletivo realizado no período de 27 de fevereiro a 17 de março, para ingresso no PID2017, deverão verificar, nas listas abaixo, a confirmação do cadastro de monitores no programa.

A listagem tem por objetivo apenas a confirmação do cadastro e a transparência dos dados do programa. Os casos de indeferimentos já foram comunicados pela PROGRAD nos processos eletrônicos tramitados pelos Departamentos com a documentação dos alunos.

Salientamos que somente após a aprovação da Lei Orçamentária Anual pelo COPLAD (LOA2017) será possível prever o pagamento de bolsas aos alunos indicados como monitores bolsistas. Portanto, a indicação do aluno como bolsista não garante o recebimento do auxílio; somente após a aprovação do orçamento será possível estimar se a quantidade de bolsas aprovadas para o programa será suficiente para a remuneração de todos os alunos indicados. Em caso negativo, o Comitê Geral de Monitoria se reunirá extraordinariamente para definição de um critério para a distribuição das bolsas entre os Setores.

DIVULGAÇÃO DE ALUNOS CADASTRADOS NO PID2017 – 1º SEMESTRE E ANUAL

DIVULGAÇÃO DE ALUNOS CADASTRADOS NO PID2017 – INGRESSO PREVISTO PARA O 2º SEMESTRE

O aluno aprovado como monitor no processo seletivo, dentro do número de vagas do plano de monitoria do respectivo professor, que entregou a documentação no Departamento durante o prazo estabelecido no Calendário PID2017 e que não encontrar o seu nome da lista acima, deverá procurar o Departamento para verificar se houve o indeferimento da inscrição, mediante consulta no processo eletrônico encaminhado pela secretaria à PROGRAD. Não existindo comunicação da PROGRAD nos autos, o aluno poderá recorrer até o dia 03/05/17, solicitando ao Departamento ou ao docente a abertura de processo eletrônico, via sistema SEI, com um ofício relatando o problema. O processo deverá ser tramitado para PROGRAD/COPEG/UAF até o final do prazo concedido (03/05/2017). Não serão aceitas reclamações efetuadas fora do prazo.

Em 20 de setembro, após o prazo de seleção do 2º semestre (31/07/2017 a 11/08/2017), será divulgada nova lista de confirmação dos alunos cadastrados para o PID2017 – 2º semestre.

 

SELEÇÃO DE MONITORES – PID2017:

No período de 27 de fevereiro a 17 de março de 2017, estará aberto o prazo para a seleção de monitores para o Programa de Iniciação à Docência 2017. Os alunos interessados deverão procurar os respectivos Departamentos para efetuaram a inscrição.

MODELO DE EDITAL DE SELEÇÃO (para os Departamentos)

RESOLUÇÃO 43-03 CEPE

COMUNICADO DO COMITÊ GERAL DE MONITORIA – BOLSAS PID

Os Departamentos deverão encaminhar até o dia 22/03/17, exclusivamente via processo eletrônico (SISTEMA SEI), a seguinte documentação:

PID 01 – RELATÓRIO DE SELEÇÃO DE MONITORES (um por departamento)

PID 02- TERMO DE COMPROMISSO (para cada aluno aprovado como monitor)

PID 03 – CADASTRO DE MONITORES (para cada aluno aprovado como monitor)

Não serão aceitos documentos físicos ou entregues fora do prazo. O descumprimento ou a falta da documentação implicará na perda da vaga de monitoria do aluno.

Sendo constatada qualquer irregularidade ou impedimento no cadastro do aluno, a PROGRAD emitirá um ofício no processo comunicando o problema.

OBSERVAÇÕES:

  • No dia 26/04/17, será divulgada, nesta página, uma lista contendo a confirmação dos alunos cadastrados. O aluno que não encontrar o seu nome na lista poderá recorrer até o dia 03/05/17. A lista tem por objetivo apenas a confirmação do cadastro e a transparência dos dados do programa. Os alunos selecionados como monitores já devem iniciar suas atividades logo após a entrega da documentação ao Departamento. Havendo algum problema ou impedimento no cadastro, a PROGRAD emitirá ofício no processo comunicando o indeferimento da inscrição.
  • Somente após a aprovação da Lei Orçamentária Anual pelo COPLAD será possível prever o pagamento de bolsas aos alunos indicados como monitores bolsistas.
  • Conforme critério estabelecido pelo Comitê Geral de Monitoria, CADA DOCENTE DEVE INDICAR SOMENTE UM ALUNO PARA O RECEBIMENTO DE BOLSA. Havendo mais de um plano de monitoria aprovado ou mais de um aluno selecionado, o professor/Departamento deverá informar qual discente será indicado como bolsista. Os demais serão cadastrados como monitores voluntários.

 

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Comunicados

Entrega dos certificados – PID2016 – anual e 2º semestre:

Informamos que os certificados dos alunos que concluíram a monitoria em 2016 e efetuaram a entrega do Relatório Final, bem como os de seus respectivos orientadores, foram enviados aos Departamentos no mesmo processo eletrônico aberto para o trâmite dos relatórios (sistema SEI).

Entrega dos certificados – PID2016 – 1º semestre:

Informamos que os certificados dos alunos que concluíram a monitoria no 1º semestre de 2016 e efetuaram a entrega do Relatório Final durante o prazo concedido, bem como os de seus respectivos orientadores, foram enviados aos Departamentos, via malote, no dia 15 de agosto. Os alunos do Setor Palotina deverão retirar os certificados com a professora Lucíola Baldan; os do Campus Jandaia do Sul com o professor Rafael Germano; os do SEPT com o professor Jorge José de Oliveira; e os do Setor Litoral com os seus respectivos orientadores.
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Entrega dos certificados – PID2015 – 1º semestre:

Informamos que os certificados dos alunos que concluíram a monitoria no 1º semestre de 2015 e efetuaram a entrega do Relatório Final, bem como os de seus respectivos orientadores, foram enviados aos Departamentos, via malote, no dia 20 de agosto de 2015.

Entrega dos certificados – PID2015 – anual e 2º semestre:

Comunicamos que os certificados dos alunos e docentes que participaram do PID2015 e efetuaram a entrega do Relatório Final até o prazo final (04/03/16) foram enviados aos Departamentos, via malote, no dia 10 de março de 2016.
Os alunos e professores deverão retirá-los na secretaria do respectivo Departamento.

 

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Arquivos

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO NO PID

MANUAL COMPLETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

RESOLUÇÃO 91-99 CEPE

RESOLUÇÃO 43-03 CEPE

COMITÊ GERAL DE MONITORIA

CALENDÁRIO PID2017

PLANOS APROVADOS PID2017

RECURSOS APROVADOS PID2017

COMUNICADO DO COMITÊ GERAL DE MONITORIA – BOLSAS PID

 

 

Formulários

PID01 – RELATÓRIO DE SELEÇÃO DE MONITORES

PID 02- TERMO DE COMPROMISSO

PID 03 – CADASTRO DE MONITORES

PID 04 – RESCISÃO DE CONTRATO

PID 05 – RELATÓRIO FINAL

PID 06 – DESISTÊNCIA DE BOLSA PID

FORMULÁRIO DE RECURSO AO CGM

MODELO DE EDITAL DE SELEÇÃO (para os Departamentos)

ATENÇÃO: Diante da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), todos os documentos deverão ser tramitados pelos Departamentos exclusivamente via processo eletrônico para PROGRAD/COPEG (selecionar como tipo de processo: “Graduação: Programa de Iniciação à Docência” e incluir os nomes dos alunos no campo de interessados). Não são mais aceitos documentos físicos.

INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES E DEPARTAMENTOS PARA ENVIO DE RELATÓRIOS/RESCISÕES VIA SEI

INSTRUÇÕES AOS DEPARTAMENTOS PARA O ENCAMINHAMENTO DE PROCESSO VIA SEI – CADASTRO DE MONITORES

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Contato:

Rogéria Bernardo de Oliveira

Sandro Roberto Marques

uaf.ufpr@gmail.com

Tel.: +55(41) 3310-2668/2650

 



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