UFPR fica entre as mil melhores universidades do mundo em ranking da consultoria britânica QS

O ranking é divulgado anualmente pela consultoria internacional QS World University Ranking.

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) é a melhor universidade pública do Paraná, classificada em 801-1000 no QS World University Rankings 2023. A única universidade paranaense na lista das melhores do mundo, sendo referência global para estudantes, professores e gestores.

Na América Latina, a UFPR mantém a 32ª colocação, no Brasil, está na 8ª posição no ranking e entre as federais – ocupa o 5º lugar, se destacando em 11 áreas de conhecimento com base nos dados divulgados pela QS World University Rankings.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, avalia que os resultados positivos que a faculdade vêm apresentando em diversos rankings é fruto do trabalho qualificado e integrado desenvolvido na Instituição. “A posição de destaque que a UFPR mantém nesse importante ranking mundial, que avalia e lista as mil melhores universidades do mundo, é o reconhecimento do trabalho de toda a nossa comunidade acadêmica e motivo de orgulho para a sociedade paranaense”.

Para que esses números e resultados sejam cada vez mais positivos, a UFPR tem buscado desenvolver estratégias e conhecimentos para que a cada ano a posição nos rankings melhore. Além de um extenso trabalho de organização de iniciativas realizadas, de forma a atender as exigências de cada tipo de avaliação.

Confira com mais detalhes as áreas de pesquisa em que a UFPR é destaque.

Para essa edição, foram analisadas mais de 1.500 universidades em 104 países e regiões, o que tornou um dos maiores e mais diversificados rankings universitários até hoje. A classificação deste ano analisou mais de 117,8  milhões de citações em mais de 16,4 milhões de publicações de pesquisa. Isso mostra como o ensino superior tem mudado ano após ano.

A universidade de Massachusetss Institute of Technology (MIT), nos EUA, lidera pelo seu 11ª ano consecutivo o ranking. Seguida pela universidade de Cambridige e, em terceiro, a universidade de Stanford.

Use o ranking para encontrar a sua universidade dos sonhos

Com o QS World University Rankings você descobre a universidade dos seus sonhos, encontrando e comparando facilmente as instituições de seu interesse, comparando a reputação das universidades em todo o mundo e filtrar a seleção por categoria e região. Dentro dessa pesquisa, você também encontra a pontuação de cada instituição de acordo com seus destaques.

Veja os seis indicadores que determinam os critérios de classificação no QS World University Ranking 2023.

Foto: QS World University Rankings 2023 – Top global university

Os resultados completos podem ser encontrados no site QS World University 2023.

Fonte: UFPR Oficial