UFPR convida comunidade acadêmica para “Debate sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio”

A UFPR promove, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no dia 8 de junho o “Debate sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Médio”, seguido da apresentação da proposta do Instituto de Interação entre Universidade e Escola. O evento tem como objetivo divulgar junto à comunidade acadêmica, os posicionamentos que vem sendo firmados por diferentes setores da sociedade civil a partir da proposta do Ministério de Educação (MEC).

O encontro é também uma oportunidade para a comunidade acadêmica da UFPR debater o tema e articular propostas institucionais à serem remetidas ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão normativo do Sistema Nacional de Educação. A intenção é elaborar um documento que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro e os desafios a serem enfrentados para a construção de uma educação de qualidade.

“A ideia central do evento é apresentarmos as propostas na Base Nacional Comum Curricular, discutirmos com a comunidade acadêmica, e construirmos, conjuntamente, entre professores e estudantes, propostas para serem apresentadas ao Conselho Nacional de Educação” – explica o Pró-Reitor de Graduação, Eduardo Barra.

Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio pode Precarizar cursos de licenciatura

A discussão do tema dentro da universidade é importante, explica Barra, porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os cursos de licenciatura devem, em caso de alteração da base curricular do ensino médio, ter seus currículos ajustados, o que impacta diretamente a formação de professores pela UFPR, e reflete nas salas de aula das escolas de ensino básico e médio.

“O esforço para debater o tema tem como finalidade melhorar o texto da BNCC, a fim de que as futuras mudanças que tenhamos que fazer nos nossos cursos sejam na direção de aprimorá-los. Nós estamos vendo que na proposta encaminhada pelo governo nós vamos sofrer retrocessos bastante significativos na formação de professores”.

O Pró-Reitor explicou ainda que a mobilização da comunidade é essencial para que consigamos criar espaços de oportunidade com a nova BNCC, uma vez que ela abre espaço para a melhoria dos cursos de licenciatura e formação de professores, no entanto, é preciso trazer essa discussão para a academia para evitar a precarização do ensino superior e de nível médio.

No evento serão organizadas quatro comissões, uma para cada área do conhecimento, com quatro professores com atuação em cada uma delas para a redação do documento que será encaminhado, em nome da UFPR, ao Conselho Nacional de Educação.

UFPR apresenta proposta do Instituto de Interação entre Universidade e Escola

Após o debate será apresentado ao público a proposta do projeto do “Instituto de Interação entre Universidade e Escola”, uma unidade intersetorial, interdepartamental transversal e de caráter permanente, com a missão de articular, coordenar, disciplinar e fomentar as políticas, ações e unidades institucionais no âmbito da graduação, pós-graduação, inovação, pesquisa e extensão.

Uma das finalidades do Instituto da UFPR, que terá o projeto avaliado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), é promover a cooperação entre a universidade e as escolas de educação básica, por meio da aproximação das competências da instituição e das demandas da sociedade e do poder público, qualificação e melhoria da educação básica.

Entre as competências e atribuições do Instituto está o acolhimento e encaminhamento das demandas das comunidades escolares dirigidas à UFPR; contribuir para a participação da Universidade no acompanhamento e no cumprimento do Plano Nacional de Educação; promover o diálogo e a cooperação com as secretarias municipais e estadual de educação; trabalhar para a melhoria e qualificação dos estágios curriculares dos cursos de licenciatura; entre outras.

SERVIÇO:

“Debate sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Médio”

08 de junho de 2018, 8 horas, no Setor de Ciências Humanas – Sala Homero de Barros – Edifício D. Pedro I – 1º andar

8h00 Café

8h30 Composição da Mesa e manifestação das autoridade

9h00 Apresentação da proposta do “Instituto de Interação entre Universidade e Escola – Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra

10h00 Acompanhamento da transmissão simultânea da 2ª Audiência Pública BNCC -Ensino Médio promovida pelo Conselho Nacional de Educação em São Paulo/SP

10h45 Debate sobre a proposta da BNCC – Ensino Médio