Reitor da UFPR participa de lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

O lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais foi realizado na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, participou da cerimônia.

A comissão tem como objetivos acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; conferir celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas a essas instituições; promover e participar de debates públicos, apresentar proposituras à Câmara e ao Senado; valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a atuação social e econômica das universidades federais.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca salientou a importância do encontro. “É muito importante estarmos em contato frequente com todos aqueles que acreditam e lutam em favor das universidades federais neste país. Precisamos reforçar a memória das pessoas de que a esmagadora maioria da produção científica brasileira é feita dentro das universidades públicas. Justamente são as universidades federais que podem colaborar com o desenvolvimento social e econômico do nosso país”, afirma.

As frentes parlamentares são caracterizadas pela associação de deputados com o objetivo de debater um assunto. Para ser criada, a frente deve registrar requerimento com o apoio de, pelo menos, um terço de membros do Poder Legislativo. Um vídeo que destaca o papel estratégico da universidade pública para o desenvolvimento do país, produzido Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi apresentado na abertura da sessão.

Fizeram parte da mesa do evento o presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte; o secretário geral da Associação Nacional dos Alunos de Pós-Graduação (ANPG), Flávio Franco; o presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), José Edeson Siqueira; o secretário-executivo da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Oswaldo Negrão; a diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; e o deputado Vitor Lippi, do PDT.

O lançamento da frente multipartidária reuniu cerca de setenta deputados e cinco senadores. “Vários deputados fizeram menção ao respeito à lista tríplice. O primeiro ponto de defesa que essa comissão vai se debruçar é o respeito à escolha democrática e à autonomia das universidades”, informa o coordenador do Cogecom, Márcio de Oliveira Guerra.

A frente parlamentar foi presidida pela deputada Margarida Salomão, do PT, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participaram como coordenadores a deputada Alice Portugal, do PCdoB; o deputado Edmilson Rodrigues, do PSOL; o deputado Danilo Cabral, do PSB; e o deputado Túlio Gadelha, do PDT. Estiveram presentes no plenário representações da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), do Conselho Federal de Psicologia, de entidades e de fóruns de pró-reitores.

Confira o vídeo produzido pelo Cogecom: https://bit.ly/2DwRV0o

Sucom, com Bruna Bertoldi Gonçalves