Provar: inscrições abertas para reintegração de ex-aluno, complementação de estudos e aproveitamento de curso superior

O Provar – Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes – está com inscrições abertas para três modalidades: reintegração de ex-aluno, complementação de estudos e aproveitamento de curso superior. As inscrições iniciaram dia 28 de outubro e estão abertas até 18 de novembro. Entenda um pouco sobre cada modalidade:

Reintegração de ex-aluno: exclusiva para estudantes que ingressaram na UFPR mas tiveram o registro acadêmico cancelado por abandono ou a pedido, e que desejam retornar para o mesmo curso e turno. Para isso, o candidato deve:  ser aluno evadido há menos de 5 (cinco) anos da UFPR e que deseja retornar ao mesmo curso; ou ser aluno evadido há mais de 5 (cinco) anos da UFPR e com integralização (disciplinas vencidas) de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do curso.

A classificação dos candidatos se dará considerando a maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) apresentada no histórico escolar.

Mais informações sobre critérios e vagas na modalidade de reintegração de ex-aluno no Edital 09.

Complementação de estudos: essa modalidade se destina a graduados em uma habilitação que desejam adquirir outra habilitação no mesmo curso. Para se candidatar às vagas de complementação de estudos, o candidato precisa ser graduado por Instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, e ter diploma registrado ou, par aos estrangeiros, revalidado e registrado. A classificação dos candidatos se dará considerando a maior carga horária integralizada na nova habilitação, proveniente de equivalência (ou outra modalidade) de disciplinas apresentadas no histórico escolar do curso (habilitação) de origem.

Mais informações sobre critérios e vagas para a modalidade de complementação de estudos disponível no Edital 08.

Aproveitamento de curso superior: destinada a graduados que possuam diploma devidamente registrado e que desejam ingressar em um curso superior diferente daquele que colou grau. Para se candidatar às vagas de aproveitamento de curso superior, o candidato de ter colado grau há pelo menos 02 anos na data de publicação do edital. Deve ter o diploma devidamente registrado ou, revalidado e registrado, no caso de estrangeiros. A seleção se dará por quem tiver maior carga horária de disciplinas com semelhança no curso pretendido.

Mais informações sobre critérios e vagas para a modalidade de aproveitamento de curso superior no Edital 07.