“Projeto de Vida e de Carreira”, primeira disciplina transversal para cursos de graduação na UFPR

Sem pré-requisitos e aberta para alunos de graduação da UFPR, a disciplina eletiva “Projeto de Vida e de Carreira” terá início dia 18 de março.

As aulas acontecerão sempre nas quartas-feiras, no período da tarde, das 13h30-17h30, no Centro Politécnico

A proposta visa oferecer um espaço de formação sócio-emocional aos estudantes da UFPR, dos mais diversos cursos de graduação, a partir da abordagem de 3 temas centrais:

identidade, relacionamentos e escolhas na vida pessoal e profissional.

Temas da disciplina “Projeto de Vida e de Carreira”

Identidade: autoconhecimento; saúde emocional e valorização de vida; enfrentamento de crises; limites, valores e expectativas; reconhecimento da trajetória pessoal.

Relacionamentos: diagnóstico das relações na sociedade contemporânea; relacionamentos de referência e encontros significativos; comunicação; empatia; reconhecimento; conflitos e discriminação; cultura digital; redes e métodos colaborativos.

Escolhas na vida pessoal e profissional: processo de escolha, responsabilidade e consciência; presente, passado e futuro do trabalho; ferramentas para planejamento de vida e de carreira; metas de carreira; plano de ação; contratos de trabalho; empreendedorismo; desafios atuais no mundo do trabalho e nas profissões.

Por meio de práticas colaborativas e atividades vivenciais, as aulas serão conduzidas pela Profa. Lis Soboll, professora no Departamento de Psicologia, com contribuição eventual de outros professores e convidados.

As avaliações seguem uma proposta própria, composta de atividades práticas que favorecem a construção de um projeto de vida e de carreira e de um plano de ação, como resultado final da disciplina.

A disciplina “Projeto de Vida e de Carreira”, primeira disciplina transversal da graduação na UFPR, proposta pela PROGRAD, foi inspirada nas práticas do Projeto Sentido – Programa ConVIDA e em atividades de extensão e de estágio em psicologia que foram iniciadas há mais de 4 anos na UFPR, pela Profa. Lis Soboll e seus alunos.

Composta por 60 horas de duração, distribuídas em 15 dias de aula, a interação entre os participantes é o ponto central do aprendizado o qual promete seguir os alunos por suas trajetórias de vida, a partir da conscientização e dos encontros significativos promovidos nesta oportunidade.

Para fazer matrícula o aluno deve preencher formulário próprio disponível neste link.

A realização da disciplina está condicionada a abertura de turma – mínimo 40 alunos.