Prograd divulga novos procedimentos referentes ao Programa Institucional de Monitoria (PIM), confira no Edital

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), por intermédio de sua Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (COAFE), tornou público o Edital 2019/01-PROGRAD, contendo chamada para submissão dos planos de monitoria e solicitação de vagas para monitores que atuarão nas disciplinas ofertadas no próximo ano letivo.

 Pedimos especial atenção aos novos procedimentos adotados pelo Programa Institucional de Monitoria (PIM), que substitui os antigos programas PID e PIM reunindo características próprias a cada um deles e adequando a monitoria aos dispositivos da

 Dentre as principais características do novo PIM que constam no edital acima referido, destacamos as seguintes:

1.       A submissão das propostas pelo novo Sistema de Monitoria (SiMoni) – o novo sistema será utilizado tanto para a submissão das propostas, quanto para a avaliação dos planos pelo Comitê Geral de Monitoria, e para o cadastro dos estudantes aprovados nos processos de seleção. Portanto, as submissões de propostas não serão mais realizadas pelo antigo sistema disponível na INTRANET.

 2.       As propostas submetidas para cada disciplina serão parte integrante de um Plano Departamental de monitoria – Os docentes submeterão seus Planos Individuais indicando o número de vagas de monitores solicitados para cada disciplina, tal como faziam no antigo sistema. Caberá, a partir de agora, às chefias de departamento (ou unidades equivalentes), verificar e homologar as propostas submetidas e, em seguida, encaminhá-las como parte indissociável do Plano Departamental para avaliação pelo Comitê Geral de Monitoria.

3.       Os Planos Departamentais deverão observar os objetivos estratégicos do PDI-PPI da UFPR – Com o intuito de melhorar os índices de diplomação, e diminuir a evasão/retenção nos Cursos de Graduação, entre outros objetivos estratégicos traçados pela UFPR para o quinquênio 2017-2021, os Planos Departamentais serão avaliados de acordo o disposto pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPR.

 4.       O processo de seleção e cadastro de monitores será realizado em etapas diferentes, de acordo com o período de oferta das disciplinas – A primeira etapa do Edital prevê a seleção de monitores para as disciplinas anuais e semestrais ofertadas no 1º semestre de 2019. As disciplinas semestrais ofertadas no 2º semestre serão contempladas na segunda fase do Edital.

 Para mais informações, pedimos que acessem o site da COAFE e verifiquem o Edital 2019/01-PROGRAD (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/).

 A equipe da Unidade de Atividades Formativas da COAFE/PROGRAD coloca-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e receber sugestões referentes aos novos procedimentos.

Edital PIM

Res. CEPE 91/99

PDI PPI 2017 2021

Autor: assessoria de comunicação prograd


Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR