/*
*/

Nota de repúdio à fala do Ministro da Educação e do Presidente da República

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e as associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa a área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

As declarações do ministro e do presidente revelam ignorância sobre os estudos na área, sobre sua relevância, seus custos, seu público e ainda sobre a natureza da universidade. Esta ignorância, relevável no público em geral, é inadmissível em pessoas que ocupam por um tempo determinado funções públicas tão importantes para a formação escolar e universitária, para a pesquisa acadêmica em geral e para o futuro de nosso país.

O ministro Abraham Weintrab afirmou que retirará recursos das faculdades de Filosofia e de Sociologia, que seriam cursos “para pessoas já muito ricas, de elite”, para investir “em faculdades que geram retorno de fato: enfermagem, veterinária, engenharia e medicina”.

Assinam a nota:

Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)

E OUTRAS ASSOCIAÇÕES E SOCIEDADES CIENTÍFICAS

Nota completa no link abaixo:

Autor: assessoria de comunicação prograd

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR