Experiências metodológicas de educação profissional e tecnológica no ensino remoto

Segunda live das Vivências Formativas 2021 apresenta experiências metodológicas de educação profissional e tecnológica no ensino remoto

O evento acontece nesta quinta, dia 29 de abril, às 14h30, com participação de professores do SEPT

Acontecerá hoje, dia 29 de abril, a segunda atividade da programação do projeto de qualificação “Vivências Formativas para Educação Híbrida” do ano de 2021, uma parceria da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), representando a PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional), com a PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste dia, serão abordadas as “Experiências Metodológicas de Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Remoto”, com a presença dos professores Flávia Bazan Bespalhok, Jean Carlos Gonçalves e a Zélia Freiberger, com a mediação da professora Andreia de Jesus, coordenadora do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) do SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica).

A live propõe a abertura de um canal com a comunidade docente da UFPR, com a intenção de troca de ideias e experiências positivas e negativas com o ensino remoto, especificamente no contexto da educação profissional e tecnológica. O formato será de mesa redonda, onde os ministrantes trarão experiências práticas no ensino remoto nos cursos de Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Produção Cênica e Tecnologia em Secretariado. Este formato confere, inclusive, troca de experiências com os participantes do evento, que começará às 14h30 e terá carga horária de duas horas. O link para acesso é https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=55 ou no Canal o YouTube da CIPEAD.

As Vivências Formativas tiveram um papel fundamental na qualificação da comunidade interna da UFPR em 2020, quando a universidade deu início ao ensino remoto por conta da pandemia. Agora, são duas novidades em 2021: as oficinas, cursos e mesas redondas serão em formato de lives, abertas e gratuitas para toda a comunidade interna e externa da UFPR, ressaltando o compromisso da universidade pública com a produção e compartilhamento de conhecimento com toda a sociedade. As lives serão sempre por meio da UFPR Aberta (www.ufpraberta.ufpr.br, em “eventos”) e redes sociais da CIPEAD. E a segunda novidade das Vivências Formativas de 2021 são os eventos em parceria com os NTE’s (Núcleos de Tecnologias Educacionais) dos mais diversos setores da UFPR, explorando diferentes temas nas mais variadas áreas do conhecimento.