Evento realiza avaliação dos cenários e perspectivas da Universidade Aberta do Brasil no Paraná

No último dia 30 de novembro, no salão nobre de ciências jurídicas, prédio histórico da UFPR, foi realizado o evento “Desafios Perspectivas da Universidade Aberta do Brasil no Paraná”, que reuniu secretários de educação de 35 municípios, prefeitos e coordenadores de polos da UAB. O encontro contou também com a  presença do Reitor da UFPR,  Ricardo Marcelo Fonseca, do coordenador de Apoio a Polos da UAB – COAP/DED/Capes, Alexandre Marques Póvoa, do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional (Prograd), Professor e Dr. Eduardo Barra, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Professor e Dr. Francisco de Assis Mendonça e da coordenadora do Cipead, Professora e Drª Maria Josele Bucco Coelho. Além de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e das universidades que integram o Sistema UAB no Paraná.

polo-palmeira uab

As parcerias entre o MEC, as universidades, governos estaduais e prefeituras asseguram o funcionamento do Sistema UAB

Os desafios para a consolidação e expansão da Universidade Aberta do Brasil no Paraná (UAB-PR) foram abordados nas diversas intervenções dos participantes do evento. Diante do cenário de crise, o fortalecimento das parcerias entre os diversos entes federativos ganha relevância para garantir os objetivos da UAB como uma ferramenta de ampliação do acesso à educação superior, com a oferta de mais cursos e o incremento dos recursos para a formação continuada de docentes.
A coordenadora do fórum de polos da Universidade Aberta do Brasil no Paraná, Maria Lúcia Furlan, enfatizou que “no estado o sistema é integrado por seis universidades estaduais e duas instituições federais de ensino superior, integrando 60 polos no Paraná”.  Por sua vez, a coordenadora do Cipead – Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância -, professora Maria Josele Coelho, abordou que o sistema UAB é uma “ferramenta que possibilita a ampliação e a democratização da educação a distância, que precisa de atuar de forma integrada e estruturada”.
O Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Eduardo Barra, saudou os participantes do evento e os técnicos que integram a equipe do Cipead “pelo empenho e a disposição para enfrentar os desafios da educação a distância no estado”. Também falou da importância das “parcerias com as prefeituras e da relevância da interlocução com a Capes e o MEC”. Ressaltou ainda que a portaria 158 assegura “um compromisso institucional das instituições de ensino superior com a formação inicial e continuada dos professores”. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, falou da necessidade da compreensão do alcance da educação “como o meio fundamental de transformação” e reafirmou “o compromisso da UFPR com a Educação a Distância (EAD)”.
O coordenador de apoio a polos da UAB (Coap/Capes), Alexandre Marques Póvoa, fez uma palestra sobre as diretrizes do sistema: o gerenciamento e a relação com as unidades mantenedoras na oferta dos cursos, a dinâmica das parcerias com as instituições de ensino superior e o sobre os critérios de financiamento do sistema, que vai direcionar os recursos para os setores com maior grau de problemas.
Segundo Póvoa, um conjunto de questões estão presentes na gestão do sistema UAB, que são os principais desafios a serem enfrentados como a “evasão e o aperfeiçoamento do sistema de monitoramento dos mantenedores”, neste sentido, um software foi desenvolvido para facilitar a gestão dos recursos humanos dos polos.  Informou ainda da plataforma eduCAPES, que vai disponibilizar conteúdos educacionais para uso de alunos e professores de educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.
No Paraná, integram o Sistema UAB a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Unicentro, Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e a Unioeste.
Veja a íntegra a íntegra do encontro no link: