Divulgado o resultado do Vestibular para migrantes e refugiados

A Universidade Federal do Paraná divulgou, nesta quinta-feira (31/01), o resultado do Vestibular para migrantes com visto humanitário e refugiados. A lista está disponível na página do Núcleo de Concursos, assim como o desempenho individual dos candidatos: https://bit.ly/2SeETxa

Com dez vagas suplementares por ano, o processo seletivo especial foi aprovado no mês de novembro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), para compor as políticas de inclusão e acesso à UFPR por grupos sociais vulneráveis.

As vagas serão escolhidas de acordo com a classificação do candidato — os mais bem posicionados escolhem primeiro, na ordem. Com isso, o curso escolhido deixa de figurar na lista de escolhas. O processo é feito até o preenchimento das dez vagas.

O processo seletivo foi aplicado no dia 13 de janeiro, composto por prova de conhecimentos gerais e redação. Pouco mais de 80 candidatos tiveram inscrição homologada.

Os critérios para inscrição incluíam documentos comprobatórios da conclusão de ensino médio e da condição de migrante com visto humanitário ou refugiado, tais como cópia da solicitação de refúgio no Ministério da Justiça ou na Polícia Federal ou atestado reconhecido pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério das Relações Exteriores.

Registro Acadêmico

O Registro Acadêmico dos candidatos aprovados será realizado no dia 08 de fevereiro, às 9 horas.

No último dia 22, o Núcleo de Concursos divulgou orientações sobre o registro acadêmico dos aprovados e as chamadas complementares. As informações estão disponíveis no Edital 04/2019.

As chamadas públicas nominais estão previstas para os dias 21 de fevereiro e 06 e 14 de março.

Acolhimento

Para garantirem a vaga, os aprovados deverão fazer o curso de Acolhimento Linguístico e Acadêmico, organizado pelo Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), que será realizado de 4 de fevereiro a 16 de março. A cerimônia de abertura acontece na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Ed. Dom Pedro I, sala 1.111.

Após o início do ano letivo de 2019, os alunos deverão ser acompanhados mensalmente por um professor-tutor ou colega-tutor, que será definido pela coordenação do curso, além de frequentar a disciplina Português como Língua de Acolhimento para Fins Acadêmicos, indicada pelo PBMIH.

Inclusão

A proposta da criação do vestibular foi encaminhada à Pro-Reitoria de Graduação (Prograd) pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), em agosto do ano passado, com base nas experiências da UFPR no acolhimento de migrantes com visto humanitário e refugiados.

Com a aprovação do Cepe, as diretrizes do processo seletivo estão descritas na Resolução n.º 63/18 (publicada em novembro) e na Resolução n.º 13/14, que estabelece normas de acesso à universidade para migrantes com visto humanitário e refugiados e continua vigente.

A resolução mais recente faz parte das ações do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, que atua dentro da cátedra Sérgio Vieira de Mello, existente na UFPR em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidos para Refugiados (ACNUR/Brasil) desde 2013.

O programa é composto por seis projetos de extensão da UFPR: Português Brasileiro para Migração Humanitária, do curso de Letras e Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin); Refúgio, Migrações e Hospitalidade, do curso de Direito; Capacitação em Informática para Imigrantes, do curso de Informática; Migração e Processos de Subjetivação: Psicanálise e Política, do Departamento de Psicologia; Migrantes no Paraná: Preconceito, Integração e Capital de Mobilidade, do Departamento de Sociologia; e Oficina de História do Brasil para Estrangeiros, vinculado ao PET-História.

NC/SUCOM/UFPR