Comunicado sobre o SIGA-Graduação

À
Comunidade Universitária da UFPR

Com imensa satisfação, comunicamos-lhes que, nos próximos dias, a gestão acadêmica dos cursos de graduação passará a ser realizada integralmente pelo SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, um sistema desenvolvido na própria UFPR e um patrimônio da nossa Universidade.
O SIGA substituirá o SIE – Sistema de Informações para o Ensino, sistema desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que esteve em operação na UFPR por quase duas décadas e que será, em breve, desativado.

Desde o início deste ano, a implantação do SIGA na Graduação está em andamento, sendo feita de forma experimental em 12 cursos. Esse número foi consideravelmente ampliado quando outros 49 cursos aderiram ao SIGA, ao final do mês de junho, por ocasião do Período Especial determinado pela Res. CEPE 59/20

SIGA PARA TODA A GRADUAÇÃO

O que sucederá agora será a implantação generalizada do SIGA, não somente para todos os cursos de graduação, mas também para todos os expedientes realizados por estudantes, professores, gestores e técnico-administrativos responsáveis pelas coordenações de curso e departamentos relativos ao ensino de graduação.

A expansão proporcionada pelo SIGA permitirá não apenas realizar aquelas mesmas funcionalidades já proporcionadas pelo SIE com maior eficiência e confiabilidade, mas também uma série inédita de outros procedimentos realizados até o momento sem o apoio de um sistema informatizado. Este será o caso, por exemplo, dos ajustes de matrícula e das reformas curriculares.

AGENDA DE IMPLANTAÇÃO DO SIGA

Entre os dias 05 e 09 de outubro, realizaremos a migração automática dos dados atualmente armazenados no SIE para o SIGA. A partir de então, todas as ofertas de disciplinas para os cursos de graduação – inclusive aquelas demandadas por um possível segundo período especial – serão realizadas exclusivamente pelo SIGA, assim como todos as matrículas, lançamentos de nota, expedição de histórico etc.
Às coordenações, professores e estudantes dos cursos que até hoje permaneceram no SIE e que realizarão somente agora a migração para o SIGA, recomendamos ter a máxima atenção ao que se segue:

1) As coordenações não devem fazer qualquer alteração no SIE a partir do dia 05/10;
2) Os docentes não devem fazer novos lançamentos de notas no Portal do Professor a partir do dia 05/10;
3) Todos os procedimentos acadêmicos deverão ser realizados exclusivamente no SIGA, a partir do dia 13/10;
4) Verificar desde já se o seu acesso ao SIGA está ativo e funcional.

Para acessar o SIGA, as recomendações são as seguintes:

1) Digite https://www.prppg.ufpr.br/siga .
2) Digite o seu CPF ou Passaporte
3) Digite sua senha
4) Caso ainda não possua senha, clique no link Esqueceu/Não sabe sua senha.
5) Verifique na sua caixa de e-mail se recebeu um e-mail com instruções para redefinição da senha.
6) Caso não receba o e-mail, solicite correção do e-mail cadastrado no SIGA na sua coordenação de curso (para os estudantes) ou no seu departamento ou equivalente (para os professores).

APOIO PERMANENTE ÀS COORDENAÇÕES E DEPARTAMENTOS

Às coordenações de curso e chefias de departamento que ainda não possuem acesso ao SIGA, recomendamos que o solicitem imediatamente, comunicando-se com a equipe da COPAP/PROGRAD pelo e-mail copap.sga@ufpr.br.

Coordenadores, chefes de departamento e servidores técnico-administrativos responsáveis por secretarias de coordenação e departamento ou equivalentes poderão solicitar inscrição na equipe do Teams chamada “Usuários SIGA Graduação”. Por meio do chat dessa equipe, poderão se comunicar diretamente com a equipe técnica do SIGA e solicitar ajuda para quaisquer problemas operacionais.

Além disso, nessas situações, poderão solicitar atendimento por meio de abertura de chamados dentro do próprio SIGA, com o acesso próprio das coordenações e chefias de departamento.

Toda a migração de dados será automática. Nenhuma ação será requerida das coordenações ou das chefias nesta etapa. Basta apenas que tenham acesso ao SIGA para realizar as suas atribuições de rotina, quando isso for autorizado após a migração.

MAIS GESTÃO PEDAGÓGICA, MENOS ROTINAS BUROCRÁTICAS

Temos certeza de que estamos diante de uma mudança de grandes proporções para o avanço da qualidade do nosso ensino de graduação. A nossa meta é desonerar ao máximo as coordenações, docentes e técnico-administrativos, das tarefas burocráticas para que possam se dedicar adequadamente à gestão acadêmica e pedagógica dos seus cursos.

Tenham a certeza de encontrar na PROGRAD uma equipe valorosa e competente de técnicos e gestores determinada a proporcionar-lhes a melhor experiência possível com o SIGA para o seu trabalho na gestão da graduação. Num período em que, com tanto sofrimento, estamos enfrentando a maior emergência em saúde pública da nossa história, queremos que essas experiências sejam motivos para nossa comunidade ampliar o respeito e a admiração por aqueles que fazem a educação pública do nosso País.

Curitiba, 30 de setembro de 2020

Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra
Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD)
Profa. Dra. Rafaela Mantovani Fontana