/*
*/

Apesar de cortes anunciados pelo governo, programa de auxílio aos estudantes é mantido na UFPR

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que apesar dos cortes anunciados pelo governo, o Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção do(a) Estudante (Probem) da instituição não teve recursos bloqueados. O Probem é subsidiado pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e mantém o cronograma, conforme edital 02/2019 para veteranos. O processo de seleção de calouros já foi finalizado, de acordo com edital 01/2019, que também continua a distribuição dos auxílios.

O Probem é destinado a alunos de graduação ou ensino profissionalizante com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Os auxílios oferecidos pela UFPR continuam sendo distribuídos e incluem moradia, refeição, creche e permanência. O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), do Ministério da Educação, que oferece apoio financeiro para estudantes estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), também está mantido.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR e vice-coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis e Comunitários (Fonaprace), Maria Rita de Assis Cesar, destaca que os programas são fundamentais para garantir a inclusão e permanência dos estudantes. “É importante apontar a luta do Fonaprace junto ao MEC para manutenção desses auxílios. Vamos continuar defendendo essas garantias”, diz.

De acordo com levantamento do Fonaprace, órgão auxiliar da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o bloqueio dos auxílios subsidiados pelo Pnaes representaria evasão de mais de 20% de alunos das universidades federais. “É fundamental que o Plano se mantenha para que não haja essa evasão em massa”, aponta Maria Rita.

Autor: assessoria de comunicação prograd


Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

Praça Santos Andrade, 50 | CEP: 80020-300 | Centro - Curitiba, PR - Brasil

©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR