Abertas inscrições de projetos para o programa Licenciar

O Programa Licenciar está recebendo propostas de projetos para o período de 2017 a 2019. Docentes que atuam em cursos de Licenciatura da UFPR podem apresentar propostas de apoio às Licenciaturas – envolvendo atividades nos cursos da UFPR ou instituições externas como centros de educação infantil, escolas de Ensino Fundamental e Médio, associações ou outras organizações públicas nas quais há atuação de licenciados.

O edital prevê projetos de um ou dois anos, com participação de estudantes de cursos de licenciatura voluntários e bolsistas. A duração das bolsas e o quantitativo de bolsas destinado a cada projeto vai depender do número de projetos inscritos e do quantitativo de bolsas destinado ao Programa Licenciar pelo COPLAD em 2017.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de março, conforme instruções do Edital 01/2017/PROGRAD.

O roteiro para elaboração de projetos e o formulário de proposta de projeto, estão disponíveis neste link.

O programa

O Licenciar é um programa da Universidade Federal do Paraná que tem como objetivo congregar projetos de apoio à qualidade de ensino nas Licenciaturas. É desenvolvido desde 1994, primeiramente como Programa das Licenciaturas da SESu/MEC – PROLICEN e, a partir de 1996, como programa institucional da UFPR, oferecendo suporte para o desenvolvimento de projetos por meio de bolsas a alunos de licenciaturas e apoio administrativo. O programa conta também com significativo número de estudantes voluntários que atuam nos projetos e recebem créditos de Atividades Formativas Complementares.

Atualmente o Programa Licenciar é gerenciado pela Coordenação de Políticas de Formação do Professor da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional em parceria com o Comitê Gestor do Programa Licenciar, com representantes dos setores da UFPR que oferecem Cursos de Licenciatura.